18.5 C
Brasília
29 abr 2024 08:13


Lei dos Biombos: bancos alteram instalações para se adequarem à nova regra

Ao completar três anos, nova lei aumenta a garantia de proteção aos clientes dos bancos.

A famosa saidinha de banco é um dos crimes mais comuns nos arredores das agências bancárias do DF. Na dinâmica ação criminosa, um membro da quadrilha fica dentro do banco observando a quantia de dinheiro que a vítima sacou no caixa e depois repassa a informação para o comparsa que está aguardando do lado de fora. Ao sair do estabelecimento, a vítima fica indefesa e a mercê da ação dos criminosos.

Para evitar novos casos, o deputado Chico Vigilante apresentou e a Câmara Legislativa aprovou, a lei nº 5086/2013, que prevê a instalação de biombos em agências bancárias, que já se encontra em fase final de implementação pelos bancos.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Brasília, nos bancos privados, 100% das agências já possuem o dispositivo de segurança. Já no BRB, a implementação segue em fase final de instalação da proteção aos usuários. Segundo Raimundo Duarte, diretor da enteidade, a Caixa apresenta 80% de agências com os equipamentos já devidamente instalados.

Último banco a se adequar à lei, o Banco do Brasil se comprometeu em negociação com a comissão de funcionários da empresa, a instalar os biombos em todas s agências do DF até o final de junho.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2014 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF-CUT) e a Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV-CUT), o DF apresentava 11% de ataques a bancos no Centro-Oeste.

O estado líder nessa modalidade é Goiás, com 46% dos casos.

Multas a bancos – Em maio do ano passado, durante a 105ª Reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), a Polícia Federal multou 19 bancos que não cumpriam completamente as regras estabelecidas.

Todos os processos foram abertos pelas superintendências regionais da PF nos estados e pelas Comissões de Vistoria, em razão do descumprimento da Lei Federal 7102/83 e portarias que tratam da segurança privada nas instituições financeiras.

Fonte: Ascom Chico Vigilante

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever