19.5 C
Brasília
04 fev 2026 08:36

Crianças ganham órteses sob medida no Centro Especializado em Reabilitação do DF

Unidade promoveu oficina de atendimento em parceria com a Oficina de Órteses e Próteses do DF

A pequena Bella, 4 meses, enfrenta sequelas causadas por uma parada cardiorrespiratória. Ela precisa de órteses que mantenham pés e mãos na posição correta e evitem que os dedos fiquem dobrados. A mãe, a vendedora Raquel Galvão, encontrou solução no Centro Especializado em Reabilitação (CER II), em Taguatinga. “Consegui o atendimento que ela precisa.”

A equipe do CER II produziu órteses sob medida para as mãos e os pés da Bella e de outras crianças no Dia da Órtese, ação promovida pela unidade nessa quarta-feira (13). A oficina, voltada para o público infantil, ocorreu em parceria com a Oficina de Órteses e Próteses do DF.

O CER II buscou inovar na produção de órteses abrindo mão de órteses pré-fabricadas, compradas prontas, sem medidas e usando material termoplástico moldável de baixa temperatura, no próprio paciente, como explica a terapeuta ocupacional Fernanda Alcântara. “A gente aquece o material e faz a moldagem na própria pessoa. À medida que o produto seca, fica enrijecido na posição que o paciente precisa”, conta.

Equipe do CER II, de Taguatinga, produziu órteses sob medida para crianças em ação nessa quarta-feira

A órtese é indicada nos casos em que o paciente não consegue manter uma parte do corpo na posição funcional, quando há presença ou tendência à deformidade, e quando há necessidade de repouso e imobilização de uma articulação.

A dona de casa Adrielle Oliveira também esteve na unidade durante o evento para levar a filha Talita, de 1 ano e 6 meses. A criança é paciente do Núcleo de Atenção Domiciliar (Nrad) de Taguatinga, que aconselhou a ida ao CER II. “Trouxe para ela ser consultada por uma fonoaudióloga e também para fazer as órteses dos pés e das mãos”, comenta.

Nos últimos quatro meses do ano passado, o centro realizou mais de 13 mil atendimentos, entre primeira consulta, retornos, acolhimentos e procedimentos. Para acessar o CER, o usuário deve ser encaminhado por meio de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Com mais de R$ 16 milhões em recursos, Gama e Santa Maria devem receber novas unidades de saúde

Por Kleber Karpov Moradores do Gama e Santa Maria, no...