27.5 C
Brasília
27 abr 2024 16:33


Saúde estimula integração com jovens na Campus Party Brasília

Workshop de terapia comunitária promove troca de experiências em meio à diversidade do local

Para compartilhar conhecimento entre os jovens e a Secretaria de Saúde, servidores da pasta organizaram um dia do curso de atualização de terapeutas comunitários, com o workshop “O Problema É Nosso!: Terapia Comunitária Integrativa”, durante a 4ª edição da Campus Party Brasília. A dinâmica foi oferecida na quinta-feira (24).

Um dos visitantes do evento, a estudante de ciência da computação Cristiane de Andrade, 19 anos, disse que estava passeando pelo campus quando se interessou pela roda da terapia comunitária. “Pude me sentir à vontade e trocar experiências aqui”, disse a jovem.

A Referência Técnica Distrital em terapia comunitária, a psicóloga Doralice Oliveira, comentou que oportunidade possibilitou mostrar para os participantes o princípio da terapia comunitária. “Aqui é um espaço cheio de vida, de diversidade e de juventude. É riquíssimo para a terapia comunitária”, avaliou a especialista.

Terapeuta comunitária desde 2018, a psicóloga e agente da saúde Diana Elvira da Silva, 40 anos, conta que a dinâmica não tem barreiras de idade e que os temas não se esgotam podendo ser tratados mais de uma vez em diferentes rodas. Ela avaliou que “alguns jovens podem estar carentes de contato humano até pela pandemia, e essa é uma prática que vai trabalhar emoções.”

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, presente no evento, participou da roda de terapia comunitária e ressaltou a parceria entre as duas pastas. “É importantíssimo integrar saúde e ciência e tecnologia, uma roda como essa visa cuidar da saúde mental”, reforçou o gestor.

O workshop fez parte do curso de atualização de terapeutas comunitários. A capacitação, com 60h de carga horária, renova os conhecimentos de terapeutas que atuam na área dentro da Secretaria de Saúde. A terapia comunitária é oferecida desde 2011, e a SES oferece capacitação, de 240 horas, para os profissionais responsáveis pelas atividades.

O evento, que reúne tecnologia, inovação, empreendedorismo e ciência, conta com apoio do Governo do do Distrito Federal. A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas passem pelo Estádio Nacional Mané Garrincha, o qual sedia a quarta edição da Campus Party Brasília até este domingo (27). O festival tecnológico teve início na noite da quarta-feira (23), com a abertura dos portões para os campuseiros.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever