26.5 C
Brasília
02 fev 2026 15:38

Serviços de saúde bucal são retomados na Saúde do DF

Consultórios foram adaptados para ampliar atendimento mesmo com a pandemia

A Unidade Básica de Saúde 1 do Riacho Fundo II iniciou, nesta semana, o atendimento em novas instalações para o setor de odontologia. As salas foram adequadas, uma medida necessária para garantir a proteção contra a covid-19. “A reinauguração dos consultórios odontológicos dessas unidades vem ao encontro da necessidade da população. Todos os procedimentos da atenção primária serão retomados gradualmente de acordo com a demanda”, explica a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Costa.

Do outro lado do Distrito Federal, a Unidade Básica De Saúde 1, de São Sebastião, também teve melhoria na estrutura para ampliar os atendimentos. “Trabalhamos no modelo de portas abertas para receber a população da Região Leste, de 0 a 100 anos”, ressalta a cirurgiã dentista, Fernanda Raslan.

A oferta dos serviços da Atenção Primária à saúde bucal oferece desde a orientação da higiene bucal, restaurações e raspagem de tártaro até a extração do dente siso, dentre outros. As famílias devem buscar a Unidade Básica de Saúde próxima para encaminhamento.

Retomada

Por conta da pandemia, profissionais da área de saúde bucal foram realocados para a testagem e vacinação. Ainda assim, em 2021 à Secretaria de Saúde foram somados 275 mil atendimentos em saúde bucal.

Agora, a expectativa é de ampliar a oferta de serviços. “A expectativa é de que os atendimentos voltem à normalidade, inclusive com o retorno dos grupos, como de pacientes diabéticos e hipertensos, o pré-natal odontológico, as atividades educativas e preventivas nas escolas públicas do DF e as visitas domiciliares”, detalha a gerente de Serviços Odontológicos, Alessandra de Castro.

Cuidados na infância

Alessandra também destaca a importância de as famílias iniciarem o tratamento e acompanhamento da saúde bucal dos filhos desde a infância. “É importantíssimo que os hábitos de higiene bucal comecem ainda no bebê, bem como o acompanhamento por um cirurgião-dentista para prevenir, diagnosticar e tratar precocemente cárie, alterações na dentição ou no crescimento facial”, orienta a especialista.

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Destaques

Passagem aérea comprada? Veja os principais direitos do passageiro em voos nacionais e internacionais

Por Kleber Karpov O Instituto de Defesa do Consumidor do...

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...