17.5 C
Brasília
29 abr 2024 05:07


Política Distrital alcança marca dos 12 milhões de leituras de matérias

Por Kleber Karpov

Na última semana, Política Distrital (PD), ultrapassou a marca de 12 milhões de leituras de matérias, realizada por 3,2 milhões de pessoas, desde outubro de 2014, ocasião do lançamento do site. Número esse, que ultrapassa os 3,02 milhões da população do DF, estimados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2021.

Fonte: Google Analytics

Golpe

Um dos poucos sites de notícias dedicados a cobrir saúde pública, além de política e outras editorais de interesse da população do DF, no início de 2022, PD sofreu um grande golpe, após ter a página e o perfil pessoal deste articulista, removido da rede social, Facebook, sob argumento de uso de identidade falsa, algo que foi questionado, porém, sem conseguir sem êxito.

A remoção do Facebook retirou cerca de 30% do tráfego de PD, por ser um meio de divulgação das matérias à comunidades segmentadas do DF. Ação essa, acompanhada de perto pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), responsável por acionar a rede após remoção unilateral de um perfil de uma médica.

Ocasião em que este articulista acionou o órgão de controle para relatar a aplicação da mesma medida a este articulista, por parte da rede social. O que este articulista considera uma retirada de direitos políticos e cerceamento da liberdade de imprensa, por parte do Facebook Social.

Números

Ainda com esse golpe, apenas em 2022, PD contabilizou 1,46 milhões de leituras de matérias, realizada por 529 mil pessoas, com uma taxa de 74% de novos leitores e uma média de 2 matérias lidas, por pessoa. Dados esses auditados pelo Google Analytics e uma série de sites de gerenciamento de tráfego na internet.

Dos 12 milhões de leituras de matérias coma acessos orgânicos, ou seja, sem links patrocinados, 6 milhões, ocorreram a partir de 04 janeiro de 2019, data que praticamente coincide com o início da gestão do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Entre os leitores de PD, um total de 1,43 milhões de pessoas, equivalente a 44,42% são do Distrito Federal, seguidos nas quatro primeiras colocações por 167,47 mil (6,23%) de Goiás, 207,52 mil (5,34%) do Rio de Janeiro, 167,74 mil (5,19%) de São Paulo.

Recordes

PD chama atenção ao registrar, o recorde de maior quantidade de leituras um único mês, com 402,72 mil em dezembro de 2022, número esse alcançado desde o lançamento do site.

Também foi em dezembro de 2022, que PD registrou a maior quantidade de leituras em um único dia, com 99,9 mil acessos em 15 de dezembro, seguido de 94,07 mil, no dia seguinte.

2022

Mantido pelo jornalista Kleber Karpov com a colaboração da colega de formação, Ana Paula Oliveira, PD aborda os principais acontecimentos voltados à Saúde Pública e a política do DF e do país, além de reproduzir e divulgar os principais fatos de interesse da população do DF.

Em ano de eleição, com promessa de ‘grandes emoções’, PD deve promover mudanças significativas na linha editorial. Dentre essas, reforçar a produção de grandes reportagens, ao longo do período eleitoral, com amplo resgate dos últimos anos, além da cobertura dos bastidores e da conjuntura política do DF e do país.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever