25.5 C
Brasília
28 abr 2024 21:23


Hospital de Sobradinho faz cirurgia de substituição total da articulação temporomandibular

Procedimento foi viabilizado pelo cirurgião-dentista da unidade e material doado por uma empresa

A equipe de odontologia do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) realizou uma cirurgia para substituição total da articulação temporomandibular de uma paciente. O procedimento ocorreu por meio de uma parceria entre a equipe da unidade e uma empresa do Paraná que doou as próteses confeccionadas sob medida. Todo o processo foi viabilizado pelo cirurgião-dentista Leandro da Cunha Dias, responsável pela cirurgia.

Segundo Leandro, quem é especialista em cirurgia bucomaxilofacial, tanto o material usado na prótese como a confecção têm valores muito elevados. Foi ele quem entrou em contato com a empresa especialista em próteses que confeccionou e doou o material para Maira dos Santos, de 24 anos, moradora de Sobradinho. O profissional explica que o caso da paciente era delicado e ela necessitava de uma prótese personalizada para preencher a parte óssea da mandíbula que já estava desgastada.

“Maira foi diagnosticada com ameloblastoma e o osso da sua mandíbula já estava fragilizado porque a lesão era muito grande, e apenas retirar a parte doente deformaria o seu rosto. Ela necessitava, então, de uma prótese mandibular personalizada”, observa.

Já recuperada da cirurgia, a moradora de Sobradinho diz sentir-se muito bem. “Antes da cirurgia eu sentia muita dor. Quando fiquei sabendo que teria que usar uma prótese, no início fiquei com medo, porém eu sabia que seria a solução para o meu problema”, relata.

Em adaptação do uso da prótese, a paciente agradeceu ao atendimento recebido no HRS. “Sou muito grata ao doutor Leandro, a toda a equipe do HRS, e a empresa que fez doação da prótese”.

A doença

O ameloblastoma é um tumor benigno que cresce nos ossos da boca, especialmente na mandíbula. A doença pode causar inchaço, dor e dificuldade para movimentar a cavidade oral. Geralmente, a enfermidade não traz risco de morte ao paciente, mas vai destruindo os ossos da região aos poucos.

Muitas vezes a doença não mostra sintomas. Isso dificulta o diagnóstico precoce, pois é descoberta em exames de rotina solicitados pelo dentista, como radiografias, tomografias e ressonância magnética.

Mas há casos em que a enfermidade mostra os seguintes sintomas:

– inchaço nos ossos da boca – podendo doer ou não;
– deslocamento de alguns dentes;
– dificuldade para movimentar a boca;
– sensação de formigamento no rosto.

Leandro explica que Maira procurou a unidade relatando dores no local. “Ela chegou ao consultório com tumoração mandibular há aproximadamente 6 meses, queixando-se de dor, dormência no local e limitação de abertura bucal”, relata o cirurgião.

O procedimento

A paciente foi submetida a uma cirurgia para retirada de parte do lado direito da mandíbula, que já apresentava grande perda óssea devido à agressividade da lesão. Com a retirada de parte do osso da mandíbula, Maira precisou usar a prótese de titânio a fim de harmonizar a aparência do rosto e manter suas funções normais.

“Devido a grande destruição óssea causada pela doença, viu-se necessário uma prótese customizada para que o resultado anatômico, estético e funcional estivesse em perfeita simetria”, detalha Leandro.

A empresa que confeccionou e doou a prótese para a paciente é a ArtFix, com sede no Paraná. A empresa retirou minuciosamente as medidas craniofaciais da paciente e confeccionou as próteses.

“A harmonização do rosto de Maira e preservação das suas funções fisiológicas só foi possível devido a essa doação, caso contrário, o rosto, com a retirada apenas do tumor ósseo e sem a colocação da prótese personalizada, ficaria deformado”, enfatiza o cirurgião quem conta o quanto o caso o sensibilizou. “Fiquei tocado por ser uma paciente tão jovem e ter sua aparência modificada drasticamente por uma doença a qual nós (equipe e empresa) poderíamos resolver”, conclui.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever