Ibaneis inaugura Hospital de Campanha de Ceilândia

Por Kleber Karpov

Na quinta-feira (21/Jan), o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou o Hospital de Campanha de Ceilândia, situado na QNN 27 daquela Região Administrativa. A construção com de 22.900m2 e um investimento de R$ 10,4 milhões para a edificação foi anunciada por Rocha, em maio de 2020, com o início da chegada da pandemia do coronavírus (Covid-19) no DF e posteriormente, com a proposta de acomodar, posteriormente, uma estrutura voltada para o atendimento materno-infantil.

Com a inauguração do Hospital de Campanha, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), passa de 273 para 293 leitos com suporte de ventilação mecânica. Embora, no auge da pandemia, o Distrito Federal tenha contabilizado um montante de 761 unidades, provenientes de recursos próprios e contratados.

Na ocasião, Rocha ratificou a importância da unidade à comunidade de Ceilândia. “Esse hospital inicia como de campanha, mas segue como definitivo para a população de Ceilândia e de todo o DF”.

O governador lembrou ainda, a recente reforma e ampliação do Hospital Regional de Ceilândia e o compromisso do governo para com a saúde pública do DF. “Nós estamos reconstruindo a saúde no Distrito Federal. Tenho certeza que vamos entregar uma saúde bem melhor para a população”. Ceilândia, informa o governador, também ganhará uma nova UPA e mais uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS).

Profissionais

Para atender a demanda, o o Hospital de Campanha conta com 280 profissionais de saúde temporários. Desses, um total de 20 médicos, 41 enfermeiros, 160 técnicos de enfermagem, além de nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos bioquímicos e técnicos administrativos.

Como bem observa a SES-DF observa que tais profissionais dispõem de instrumentos utilizados no hospital de campanha Mané Garrincha, desativado após o DF controlar e estabilizar, a quantidades de casos de Covid-19.

Presentes

Além do governador, a inauguração do evento contou com a presença de diversas autoridades, a exemplo do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e de outros secretários do governo, bem como do presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Rafael Prudente e colegas da casa legislativa.

Ausente

Estranhamente, foi percebido a ausência do ex-presidente, atual vice-presidente, da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), da CLDF, o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos), egresso da saúde e defensor de servidores e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do DF. No entanto, por meio de postagem na rede social, Facebook, dirigida à comunidade de Ceilândia, Vianna justificou a ausência na inauguração do Hospital de Campanha.

Responsabilidade

A nota chama atenção ao pontuar a necessidade de ser responsável, e não correr o risco de promover uma eventual transmissão do coronavírus, caso estivesse realmente infectado. “Como profissional de saúde, minha responsabilidade é ainda maior, uma vez que os sintomas da sinusite e da covid-19 são semelhantes. Logo, não quero colocar em risco a saúde de ninguém, caso o resultado dos testes venha a ser positivo”, explicou Vianna.

Em tempo, nesta sexta-feira, o deputado, em nova postagem comemorou o resultado do exame realizado no laboratório Sabin, para Covid-19.

Juiz do TRE-DF manda Rollemberg suspender impulsionamento de vídeo contra Celina Leão

Por Kleber Karpov O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral...

Procurador do MPDFT requisita esclarecimentos da Sedes sobre orçamento do acolhimento

Por Kleber Karpov O procurador distrital dos direitos do cidadão...

Agentes de saúde intensificam vistorias preventivas contra escorpiões no DF

Por Kleber Karpov Agentes de saúde e de vigilância ambiental...

Placar de 4 a 0: Ministros do TSE formam maioria para manter suspensão da campanha de Deltan Dallagnol ao Senado

Por Kleber Karpov Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram...

Gestores do MEC estreiam grade especial de TV para reforçar preparação ao Enem

Por Kleber Karpov Gestores do Ministério da Educação (MEC) iniciaram,...

Alexandre de Moraes se declara impedido em ação sobre visitas da esposa ao Senado

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Phesgo: Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvis)...

Destaques

Juiz do TRE-DF manda Rollemberg suspender impulsionamento de vídeo contra Celina Leão

Por Kleber Karpov O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral...

Celina Leão inicia ações do GDF na sua Porta no Gama e ratifiac veto a aumento de tarifa de ônibus

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Procurador do MPDFT requisita esclarecimentos da Sedes sobre orçamento do acolhimento

Por Kleber Karpov O procurador distrital dos direitos do cidadão...

Agentes de saúde intensificam vistorias preventivas contra escorpiões no DF

Por Kleber Karpov Agentes de saúde e de vigilância ambiental...

Placar de 4 a 0: Ministros do TSE formam maioria para manter suspensão da campanha de Deltan Dallagnol ao Senado

Por Kleber Karpov Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram...