22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:49

Distritais defendem que o GDF elabore um plano de vacinação

Chico Vigilante trouxe o tema ao plenário observando que o governador não participou da reunião de governadores com o ministério da Saúde realizada nesta terça-feira (8)

O início ou a proximidade da vacinação em massa contra o novo coronavírus em diversos países levou os deputados distritais a exigirem do GDF a elaboração de um plano para quando a imunização chegar ao Distrito Federal. “Hoje, houve uma reunião de governadores para tratar da questão, mas o governador Ibaneis Rocha não compareceu”, destacou o deputado Chico Vigilante (PT), ao iniciar o debate sobre o tema durante a sessão remota da CLDF desta terça-feira (8). “Os postos de saúde e até os hospitais públicos não estão preparados, não possuem equipamentos necessários, por exemplo, para armazenar as ampolas”, alertou.

Na opinião de Vigilante, Ibaneis está seguindo o caminho “negacionista” do presidente da república. “Vou entrar na justiça com uma ação para que seja exigida do governo a apresentação de um planejamento”, informou. Já Arlete Sampaio (PT) classificou como “desrespeito e insensibilidade”, a posição dos governos federal e local diante da pandemia que já matou mais de 177 mil pessoas. Para ela, são necessárias providências urgentes: “As exigências para a imunização são muito grandes, por isso é imprescindível a adoção de um plano pelo DF e exigir do Ministério da Saúde um planejamento nacional”.

Por sua vez, o deputado Fábio Felix (Psol) salientou a apresentação de requerimento solicitando a criação, no âmbito da CLDF, de uma Comissão Especial destinada a acompanhar e fiscalizar a formulação de um plano de vacinação pela Secretaria de Saúde. Além dele, vários colegas assinaram a proposição. Felix fez uma cronologia do tratamento dado à pandemia pelo governo federal. “Caso se preocupasse com a economia, como afirma, o governo deveria ter um plano ousado de vacinação. Estamos no total atraso”, declarou.

Jorge Vianna (Podemos) acrescentou que o Brasil possui o que considera “o melhor programa de saúde”, o Plano Nacional de Imunização (PNI), que coordena e determina regras e insumos para a vacinação. Mas, chamou a atenção para “a briga comercial” em torno das vacinas. “Há um lobby forte dos laboratórios. Por isso, precisamos ficar expertos, com os olhos bem abertos”, conclamou. Segundo o distrital, necessitamos de respostas para questões como: temos capacidade de atender e de armazenar; além de um plano de ação. “Não podemos ficar parados”, afirmou.

O deputado Delmasso (Republicanos) também demonstrou preocupação com a logística: “Quanto antes elaborarmos um plano, estaremos caminhando para sair da pandemia”. Ele concordou que o Distrito Federal dever apresentar seu próprio planejamento e colaborar para que o plano de vacinação do Ministério da Saúde também seja divulgado.

Redução da frota de ônibus

Comentando o decreto governamental que estabeleceu o fechamento de bares e restaurantes às 23 horas, a deputada Júlia Lucy (Novo) disse que o GDF “cometeu mais uma arbitrariedade”. Na visão da parlamentar, o comportamento da atual fase da Covid-19 já era esperado e a vacina “não pode ser condição para voltar à vida normal”. Ela comentou que os trabalhadores e donos desses estabelecimentos “estão desesperados” e anunciou audiência pública para tratar da questão. Também reclamou da manutenção das escolas fechadas e condenou a redução da frota de ônibus em 10%, autorizada pelo governo.

O deputado Leandro Grass (Rede) solidarizou-se com as famílias das mais de 4 mil vítimas da Covid-19 no DF. “Se fosse uma vida perdida já seria muito”, declarou. “O GDF não pode continuar tratando a pandemia com desprezo e superficialidade, sem consideração pela vida. E sequer está se preparando para quando tiver uma vacina”, avaliou. O distrital também desaprovou a diminuição dos ônibus em circulação porque gera mais aglomeração. “Foram repassados milhões às empresas para não reduzirem a frota”, justificou.

Já o deputado Delegado Fernando Fernandes (Pros), além de criticar a redução dos veículos em circulação do sistema de transporte coletivo, informou sobre uma audiência com o GDF, solicitada pelo presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB), para tratar da situação. Ele ainda relatou inúmeras reclamações que tem recebido dando conta da suspensão de testes de Covid-19 em servidores públicos, notadamente da Polícia Civil e Militar. “Antes eram de 15 em 15 dias. De um tempo pra cá, deixaram de ser realizados”, explicou, apelando para o retorno imediato do serviço.

Também referindo-se a policiais militares, o deputado Roosevelt Vilela (PSB), denunciou que o comando da corporação está “colocando compulsoriamente de férias, os servidores afastados por determinação médica”. De acordo com o parlamentar, a medida tem sido dirigida a policiais doentes, inclusive acometidos pela Covid-19. “É necessário que essa ação seja cessada, já que não tem base legal”, solicitou.

FonteCLDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...