17.5 C
Brasília
29 abr 2024 06:02


Videochamadas aproximam pacientes e familiares afastados pela Covid-19

Contato ocorre por tablets e celulares doados à Saúde por um projeto da UnB

A saudade é o sentimento que pacientes internados com a Covid-19 enfrentam durante o período de internação. Afastados de seus familiares, pelo alto risco de contaminação, isolados e sem poder receber visitas, o jeito é usar a tecnologia para se aproximar dos entes queridos, mesmo que a distância. Graças ao projeto “UnB Solidária nos Hospitais”, da Universidade de Brasília (UnB), os pacientes conseguem ver os familiares por meio de videochamadas realizadas pelos tablets e celulares arrecadados pela UnB e doados à Secretaria de Saúde no final de julho.

“Ao todo, foram doados 17 aparelhos, entre tablets e celulares. Temos um psicólogo como ponto focal em cada serviço e já receberam os aparelhos os hospitais regionais de Sobradinho, Gama, Ceilândia, Asa Norte, Planaltina, Samambaia, Taguatinga e da Região Leste (Paranoá)”, explica a gerente de Serviços de Psicologia da Secretaria de Saúde, Rúbia Marinari.

Pelos aparelhos, os pacientes acometidos pelo novo coronavírus têm a possibilidade de ver seus familiares e reduzir a saudade. Para Rúbia, num período em que se vive a maior crise sanitária dos últimos tempos, ações como essa demonstram, além da solidariedade das pessoas que doaram aparelhos para o projeto, a importância da parceria com outras instituições públicas como a UnB.

“Mesmo com as inúmeras dificuldades impostas pela Covid-19, há a possibilidade de trazer cuidado e acolhimento, de forma a conectar as pessoas, por meio das tecnologias de comunicação. Isso é importante para que familiares e pacientes não se sintam sozinhos, já que o suporte sócio-emocional colabora com a recuperação da saúde”, avalia.

De acordo com a gerente, para concluir a entrega dos aparelhos em outras unidades hospitalares só falta os chips de internet, que já foram providenciados junto à Coordenação de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde. As próximas entregas serão nos hospitais regionais do Guará, Brazlândia, no Hospital São Vicente de Paulo, Hospital de Apoio de Brasília e Hospital Materno Infantil de Brasília.

Parceria

Foi por meio do aplicativo “Doarti” , desenvolvido por um professor da UnB, que a Gerência de Serviços de Psicologia e a Diretoria de Serviços de Saúde Mental (Dissam) desenvolveram uma parceria intermediada por Larissa Polejack, da UnB, para a campanha “UnB Solidária nos Hospitais” que arrecadou tablets e celulares para doação aos hospitais públicos do DF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever