25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:49

Família é a maior preocupação na linha de frente da covid-19

Voluntários no Programa Enfermagem Solidária compartilham a experiência no apoio à Saúde Mental dos que lutam contra a pandemia

Na madrugada, no silêncio dos plantões, a inquietude aflora. A experiência com plantões noturnos motivou o enfermeiro Claudio Mann a optar pelo horário quando aderiu ao Programa Enfermagem Solidária. A iniciativa do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, colocada à disposição dos profissionais de Enfermagem desde o dia 26 de março, é um canal de atendimento 24 horas que conta com a participação voluntária de mais de 150 enfermeiros especialistas, mestres e doutores em saúde mental.

“Qualquer um de nós está sujeito a sofrimento psíquico. Quanto mais cedo buscarmos ajuda, mais rápido sairemos deste quadro”, pontua Mann, doutor pela Fiocruz. Para ele, o Enfermagem Solidária foi uma oportunidade não apenas de ajudar os colegas da linha de frente do combate à covid-19, mas também “se reinventar como profissional”. “Não ter o contato físico, o olho no olho, é um desafio”, avalia.

Coordenadora do setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Criciúma/SC, a enfermeira Ana Losso também se voluntariou para apoiar os colegas. “A Enfermagem tem o cuidado como mote principal do seu trabalho e não existe Saúde sem Saúde Mental”. Ana aponta que “a pandemia tem produzido um sofrimento mental nunca antes experienciado com tanta intensidade”.

“Lidar com o desconhecido, as mudanças no processo de trabalho, as incertezas do amanhã, o medo de ser um vetor de transmissão, a sobrecarga emocional de ver tantas mortes sem poder fazer muita coisa tem sido as principais queixas trazidas pelos profissionais atendidos. O fato de ter que ficar afastado dos filhos ou pais, longe do contato com os amigos, também gera insegurança e tristeza”, avalia Ana.

A possibilidade de oferecer cuidado e escuta empática foi o que atraiu a enfermeira Andrea Alves, mestre e doutoranda em Enfermagem psiquiátrica na Universidade de São Paulo (USP), para o programa. Andreia conta que os anseios apareceram de diferentes maneiras. “A preocupação inicial era principalmente com a falta de equipamentos de proteção individuais (EPIs), mas com o decorrer dos dias foi possível ver uma preocupação intensa com os seus familiares, era algo que lhes trazia intenso sofrimento psíquico”, conta. Com o avanço da pandemia, a perda de colegas de trabalho e o medo da morte foram temas cada vez mais presentes nos atendimentos de Andreia, que também relata sofrimento pela exaustão física e mental.

Famílias em risco

A preocupação com a família tem sido uma constante nos atendimentos. Oito em cada dez profissionais que buscam os serviços são mulheres, muitas vezes principais provedoras de famílias com filhos pequenos. 53% são negras (pretas e pardas). O veto presidencial do Projeto de Lei 1826/2020, que estabelecia indenização para profissionais de Saúde incapacitados pela covid-19 e familiares dos mortos, aumenta a vulnerabilidade das famílias. Dados do Observatório da Enfermagem registram 396 mortes entre os profissionais e mais de 37 mil casos reportados de covid-19.

Pionerismo e Solidariedade

Coordenadora da Comissão Nacional de Saúde Mental do Cofen e idealizadora da Programa Enfermagem Solidária, a enfermeira Dorisdaia Humerez conta que se surpreendeu com a adesão instantânea de voluntários. “Foi preciso criar, quase instantemente, uma rede de proteção, e isto só foi possível graças à solidariedade, demonstrando a união da profissão e a capacidade de se reinventar na adversidade”, afirma.

Em junho, a iniciativa foi ampliada para os profissionais de Radiologia (tecnólogos, técnicos e auxiliares), atendendo a uma solicitação do Conselho Nacional de Técnicos de Radiologia (CONTER). Doris conta que, com o avanço da pandemia e surgimento de novos canais de atendimento, o programa finaliza seu ciclo. Já são mais de 5 mil atendimentos, que prosseguem até 20 de setembro.

FonteCofen

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...