28.5 C
Brasília
28 abr 2024 18:05


Jorge Vianna fiscaliza Policlínica do Núcleo Bandeirante após denúncias de remoção de médicos e servidores da unidade

Após fiscalização gestores garantiram que atendimento à população deve continuar normalmente

Por Kleber Karpov

Na terça-feira (28/Jul), o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), realizou fiscalização na Policlínica da Região de Saúde Centro-Sul, situada na Região Administrativa Núcleo Bandeirante. O motivo foi a apuração de denúncias de servidores, sobre transferência de médicos e servidores de outras categorias, para outras unidades da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), o que poderia provocar desfalque nos atendimentos à população.

Acompanhado de diretores do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), Vianna conversou com gestores da Policlínica e, segundo o deputado, se chegou a um acordo de se manter o atendimento a população.

“Conversamos, foi um dia de bastante discussão, enfim, o que ficou decidido é que os médicos irão continuar atendendo nas suas especialidades, pois são várias, importantes como dermatologia, ortopedia. E, obviamente, por conta da pandemia, alguns devem fazer também, um pouco da jornada de trabalho em outras unidades de saúde, seja no Guará ou outras localidades.”.

Vianna, na quarta-feira (29/Jul), também utilizou a rede social, Facebook, para tranquilizar servidores e a população em relação aos atendimentos da policlínica. “Ontem estive na policlínica do Núcleo Bandeirante para resolver o problema relatado pela população e servidores, que corriam o risco de deixar a população sem assistência com a transferência de vários profissionais. A população pode ficar tranquila que os especialistas continuarão atendendo a comunidade.”.

Excepcionalidade

Na noite de terça-feira (28/Jul), a SES-DF, publicou uma Nota de Esclarecimento, em que apontou a excepcionalidade para a realização de remanejamento de pessoal, em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19). A pasta, ratificou ainda que embora servidores da Policlínica eventualmente sejam remanejados para realizar atendimentos em outras unidades, que não deve afetar o funcionamento aos usuários do SUS do Núcleo Bandeirante.

Confira a nota na íntegra

Nota de esclarecimento – Remanejamento de profissionais de saúde

A Secretaria de Saúde (SES) informa que, diante da situação de pandemia que estamos enfrentando e da redução da procura dos serviços médicos nos ambulatórios e policlínicas por parte da população, os servidores lotados nestas unidades estão sendo remanejados pelos gestores regionais, a fim de reforçar as equipes nos prontos-socorros, enfermarias e outras áreas de grande demanda nos hospitais e UBS, conforme a necessidade de cada região. 

Tal medida ocorre de forma excepcional e temporária, no âmbito de toda a Secretaria de Saúde, com o objetivo primordial de salvar vidas.

 A SES ressalta que nenhuma das unidades que remanejou profissionais precisou ou precisará ser fechada.

Os atendimentos oncológicos e cardiovasculares estão acontecendo normalmente.

E, apesar da suspensão das cirurgias eletivas, forças tarefas de cirurgias de outras especialidades também estão sendo realizadas em pacientes internados, reduzindo o tempo de hospitalização.

Com informações de Jorge Vianna e Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever