22.5 C
Brasília
17 dez 2025 12:44

Tribunal de Contas do DF começa capacitar sociedade para fiscalizar gestão da Saúde Pública do DF

O Tribunal de Contas do Distrito Federal começou a capacitar gratuitamente a sociedade civil na fiscalização da gestão e dos gastos públicos e a formar os chamados “fiscais sociais”. Por meio de sua Escola de Contas Públicas, o TCDF promove capacitação para 80 Conselheiros de Saúde do DF. O treinamento teve inicio nesta terça-feira (29/set), e vai até sexta, dia 02 de outubro de 2015, no Auditório do TCDF.
No curso intensivo, os futuros “fiscais sociais” devem aprender, por exemplo, a legislação federal e distrital que trata do assunto; os mecanismos de acompanhamento, avaliação e fiscalização dos gastos públicos em saúde; como funciona o Sistema Único de Saúde e como podem ser gastos os recursos do SUS;  como elaborar representações e denúncias sobre indícios de irregularidades aos órgãos competentes; etc. A aulas serão ministradas pelos Auditores de Controle Externo do TCDF Romildo Araújo e Tarsila Batista, que são especialistas na área e instrutores da Escola de Contas.

Durante encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, no 28 de abril de 2015, mais de 50 conselheiros regionais de saúde apontaram as principais dificuldades que têm na fiscalização dos serviços prestados em hospitais, postos e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Também apresentaram os obstáculos no monitoramento e controle da aplicação dos recursos públicos na área de saúde. Entre os problemas apresentados estavam a dificuldade de fazer visitas às unidades de saúde; a falta de acesso às escalas de médicos e enfermeiros; assédio moral de gestores e a omissão de informações.

Em questionários aplicados pelo TCDF, eles ainda relataram que falta treinamento contínuo e específico para que possam exercer a função. Os conselheiros regionais de saúde solicitaram capacitação para orientá-los no acompanhamento dos investimentos feitos em saúde; na realização de auditorias independentes sobre as contas dos gestores do SUS; e na fiscalização dos serviços prestados pela Regional de Saúde.

Essas informações prestadas pelos representantes dos Conselhos Regionais de Saúde do DF foram utilizadas para o desenvolvimento desse curso intensivo. Uma nova turma está prevista para novembro. O mesmo modelo será utilizado para formar representantes da sociedade civil ligados a outras áreas, como educação, segurança e meio ambiente.
Com informações de TCDF

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Ministério da Saúde define valores do 13º para profissionais de enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde definiu, por meio...

Destaques

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...