23.5 C
Brasília
21 mar 2026 15:10

Projeto promete guerra à burocracia na abertura e legalização de empresas no DF

Por Zínia Araripe

O ministro-Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, esteve na Câmara Legislativa no início da noite de hoje (23), junto com o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável do GDF, Arthur Bernardes, e técnicos da secretaria para apresentar à presidente da Câmara, Celina Leão (PDT), e a outros deputados, a minuta de projeto de lei que promete simplificar e agilizar a legalização de todo tipo de empresa no DF, a ponto de desconectar a regularização fundiária da atividade econômica. Ou seja: a empresa não precisa estar em um terreno legal para funcionar dentro da lei e gerar tributos para o governo, de acordo com a proposição.

O projeto já deve ser protocolado na Câmara amanhã, pelo Poder Executivo do DF, e a presidente da Casa acenou com a possibilidade de votação já na próxima terça-feira. Antes dessa sessão ordinária, às 14h, será apresentado um filme de 20 minutos aos deputados mostrando como se dará a abertura de uma empresa dentro do sistema proposto, que pretende acabar com a burocracia e informatizar a maior parte do processo. A intenção do Ministro é que a sanção pelo GDF se dê no dia 5 de outubro, Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas. “Vamos fazer de Brasília modelo para todos os estados”, declarou Afif Domingos.

“Existe um mundo legal que não se adapta ao mundo real. Vamos trazer a legalidade para o mundo real”, continuou o ministro, informando que a futura lei vai reduzir muito o custo das transações. Ele exemplificou citando o comércio de automóveis usados, que vendeu 13 milhões de unidades de junho de 2014 a junho de 2015. Vinte por cento dessas vendas ocorreram entre cidadãos; 25 % partiu de empresas registradas e 55% de empresas não registradas. O custo da venda de um carro para as empresas legalizadas, segundo Afif Domingos, cairá de R$ 1.500 para R$ 500 com a lei em vigor. “Seis bilhões e meio de reais são dispendidos nesse comércio só com a burocracia”, informou Afif Domingos.

Uma micro ou pequena empresa poderá ser aberta em cinco dias, de acordo com o secretário Arthur Bernardes. “Não precisa mais o interessado ir à Administração Regional com um monte de papel. Tudo poderá ser feito pela internet, se a empresa for de baixo risco”, disse. As gerências de licenciamento das administrações receberão um alerta pelo computador e terão que cumprir o prazo imposto pela lei para proceder a finalização do processo. “Acabaremos com os 30 carimbos necessários hoje”, acrescentou.

“A palavra do empresário terá validade”, disse o ministro Domingos. “Isso não significa que o empreendimento não sofrerá uma eventual fiscalização do governo”, alertou Carlos Leony da Cunha, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. O cadastro do GDF, com o novo sistema, será o mesmo que o da Receita Federal ou da Junta Comercial e Afif Domingos lembrou que a lei facilitará também a baixa de empresas que querem encerrar oficialmente suas atividades. “O sistema dirá se o pretendido bar pode comercializar bebidas alcoólicas naquela localidade, se a Lei do Silêncio permitirá música ao vivo ou outro tipo de limitação”, informou Leony.

A deputada Luzia de Paula (PEN) saudou a iniciativa, declarando que “a burocracia é um pé de chumbo que atrapalha tudo e impede o crescimento das comunidades menos favorecidas”. Acrescentou que o projeto de lei apresentado “estabelecerá um paradigma no DF, onde nada alcança a condição de se legalizar”. Participaram também do encontro, na sala da presidência da Câmara, os deputados Júlio César (PRB), Lira (PHS), Chico Vigilante (PT) e Telma Rufino (PPL).

Fonte: CLDF

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...