19.5 C
Brasília
22 mar 2026 05:29

Lei que garante grau máximo de adicional de insalubridade, aos servidores da Saúde que atuam contra o Covid-19, é sancionada

Grau máximo de insalubridade é de 20% aos servidores efetivos e de 40% aos celetistas

Por Kleber Karpov

A Câmara Legislativa do DF (CLDF), publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta quinta-feira (4/Jun), a Lei 6.859/2020, que obriga o pagamento, em grau máximo, do adicional de insalubridade a todos os trabalhadores da saúde. A Lei beneficia profissionais das redes pública e privada, que atuam com pacientes no tratamento da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Originada no Projeto de Lei (PL) nº 1047/2020, de autoria do deputado distrital, Rodrigo Delmasso (Republicanos), que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do COVID-19, a garantia do grau máximo de insalubridade se deu, graças a emenda aditiva apresentada pelo deputado Jorge Vianna (Podemos), que garante grau máximo de insalubridade para trabalhadores de saúde que estão em contato com pacientes suspeitos de Coronavírus.

No texto original, o artigo 8º do PL estabelecia a necessidade de regulamentação das medidas de enfrentamento ao coronavírus, por parte do Executivo. Com a emenda apresentada por Vianna, o novo texto, garantiu a obrigatoriedade da empresas públicas e privadas concederem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), aos profissionais de saúde, além do grau máximo de adicional de insalubridade, a possibilidade de haver indenização, posterior, em caso de descumprimento da Lei.

Insalubridade

Com a publicação da Lei, servidores efetivos da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), que atuam no combate a Covid-19, passam a ter direito a 20% do adicional de insalubridade. Quanto aos profissionais celetistas, o percentual é de 40%, sobre o vencimento básico.

Valorização

Para Vianna, a Lei 6.859/2020, além de valorizar os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente contra o Covid-19, com o adicional de insalubridade, em grau máximo, também dá garante a obrigatoriedade de acesso aos EPIs.

“Como havia dito, durante a votação do PL, precisamos dar as condições mínimas aos trabalhadores que atuam na linha de frente, no combate a essa pandemia do coronavírus, que tenham além do reconhecimento financeiro, com a insalubridade, o mais importante, que possam trabalhar com segurança.”.

Vianna observou que é recorrente as denúncias de falta de EPIs, por parte dos profissionais de saúde. “As denúncias são constantes, temos profissionais de saúde sendo contaminados, afastados e em alguns casos até morrendo. Então se esses trabalhadores estiverem bem paramentados, não perderemos essa força de trabalho importantíssima nesse momento.”, disse Vianna.

Confira a Lei

Fonte: Jorge Vianna

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Destaques

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

II Encontro dos Técnicos em Enfermagem das Cooperativas de Saúde do DF está com inscrições abertas

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Profissionais orientam pacientes e acompanhantes sobre prevenção de engasgos no Hospital da Criançaz

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Nacional de Atenção...

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...