Olhar Cirúrgico: Resgate vence o ‘próximo passo’ com exoneração de Parente da Educação

 

Por Kleber Karpov

Ainda durante a transição do governo, em 2018, o então escolhido, para assumir a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEDF), Rafael Parente, concedeu uma entrevista coletiva a um grupo de blogueiros de política do DF.

Na ocasião, Parente tentou esclarecer o que chamou de “mal entendido”, críticas por publicações antigas nas redes sociais, em alusão a possível adesão à ideologia de gêneros nas escolas. “Compartilhamento de notícias não significa o endosso de opinião.”, virou o mote do anunciado a Educação, ao explicar que ao se compartilhar tais conteúdos nas redes sociais, apenas tentava promover um debate sobre o tema.

Doutor em educação pela Universidade de Nova York, Parente, ao conversar com os blogueiros falou sobre as expectativas em relação a Educação do DF. Das crises a serem superadas, dadas as condições em que o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), herdaria o governo. Mas também das metas de levar o ensino no DF, ao “próximo passo” na escala da evolução do conhecimento, ao referenciar países em que a Educação foi a mola mestra e o pilar do desenvolvimento, a exemplo da Coreia do Sul.

Porém, Parente, aparentemente, não contou com a agenda da atual conjuntura política e social do DF, assim como a do país, que clama pelo resgate de valores, esquecidos há algumas décadas, nas unidades de ensino brasileiras. De uma época onde a sociedade convivia com o respeito aos mais velhos, ao próximo e à pátria. Valores esses que se tornaram meras referências atribuídas aos avós e, no máximo aos pais de muitos estudantes.

Com as devidas exceções, a livre manifestação do pensamento, nos tempos modernos, trespassou ‘cláusulas de barreiras’, limites do bom senso e da responsabilidade. Onde, o professor, se vacilar, até apanha em sala de aula.

Parente, se esbarrou com uma tentativa de resgate, por parte do governo, de valores cívicos e morais, ao se deparar com o conceito da gestão compartilhada da educação com a Segurança Pública. Agenda, considerada por muitos, enérgica, mas utilizada por alguns governos, a exemplo de Goiás, com o apoio de uma parcela da sociedade, para tentar impor, e porque não dizer, resgatar, valores, por meio da ordem e da disciplina.

O caso é controverso, divide opiniões, tanto quanto ao método, assim como a ‘justiça’, quando comparado os recursos empenhados às escolas ‘militarizadas’, em contraponto às tradicionais.

Um tema sensível, aliado ao desgaste social causado pela falta de pudor comportamental, de uns, jogou por terra a democracia, no que tange a escolha, ou não, da gestão compartilhada de escolas públicas. Consequentemente, também, o ‘próximo passo’ de Parente.

Nesse contexto, sai o gestor cheio de sonhos, e junto, a incógnita de ser possível levar a educação da capital do país ao ‘próximo passo’, sem necessariamente se impor um resgate de valores, por parte dos estudantes. E, fica a tentativa de tentar ‘brecar’ práticas nefastas dentro das salas de aulas, em contraposição ao momento social global, em que a sociedade vive. Se será possível resgatá-los, só o tempo dirá. Por enquanto, perde a democracia.

Segurança do paciente exige integração em toda a jornada de cuidado

Por Dario Ferreira Durante muito tempo, falar em segurança do...

Testes clínicos da polilaminina começam em 24 de setembro com cinco voluntários

Por Kleber Karpov O laboratório farmacêutico Cristália, em parceria com...

Saúde do DF conta com exame para auxilio de diagnóstico de meningite bacteriana

Por Kleber Karpov Pacientes internados com suspeita de meningite bacteriana...

Fundação Pró-Sangue alerta para estoques críticos e apelo à doação antes da vacinação contra sarampo

Por Kleber Karpov O hemocentro público paulista Fundação Pró-Sangue emitiu...

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Destaques

Gilmar Mendes questiona condução de votação sobre afastamento de Andrei Rodrigues na 2ª Turma de Fux

Por Kleber Karpov O ministro Gilmar Mendes, integrante mais antigo...

Segurança do paciente exige integração em toda a jornada de cuidado

Por Dario Ferreira Durante muito tempo, falar em segurança do...

PV denuncia ameaças e perseguições contra mulheres candidatas. Problema reflete recorrência em outras agremiações partidárias

Por Kleber Karpov A escalada de ataques contra candidatas mulheres...

Testes clínicos da polilaminina começam em 24 de setembro com cinco voluntários

Por Kleber Karpov O laboratório farmacêutico Cristália, em parceria com...

Saúde do DF conta com exame para auxilio de diagnóstico de meningite bacteriana

Por Kleber Karpov Pacientes internados com suspeita de meningite bacteriana...