25.5 C
Brasília
21 mar 2026 12:12

Emendas de João Cardoso mantém direitos dos servidores na licença-prêmio

Foi aprovado em segundo turno pela Câmara Legislativa nessa quarta (26/6), o Projeto de Lei Complementar 7/2019, que põe fim ao pagamento em dinheiro (pecúnias) das licenças-prêmio dos servidores públicos do Distrito Federal. Duas emendas do deputado distrital João Cardoso (Avante) garantiram aos trabalhadores dentro do quinquênio o direito ao recebimento das pecúnias, tanto após a aposentadoria como por antecipação anual. Proposta segue para sanção de Ibaneis Rocha (MDB).

Professor da Secretaria de Educação e auditor fiscal de Atividades Urbanas do governo do DF, João Cardoso é um dos protagonistas na resolução dos conflitos entre o Executivo e o movimento sindical na discussão do tema. A atuação conciliadora do parlamentar e servidor de carreira foi motivo de elogios da base e da oposição.

O secretário da Fazenda do DF, André Clemente, firmou o compromisso do governo em manter as emendas 22 e 23 de autoria de João Cardoso na nova redação. A emenda 22 garante a natureza indenizatória das pecúnias com a aplicação do teto remuneratório em cada mês em separado e não no total dos meses indenizados. Na emenda 23, a conversão de até um mês da licença-prêmio em dinheiro também foi possível com a antecipação uma vez por ano, com pagamento nas férias, mês de aniversário ou mês de dezembro, observando a disponibilidade orçamentária.

“Estamos há um mês debatendo o tema com todos os envolvidos e no final prevaleceu o diálogo e a comunhão, que é como gosto de trabalhar. Nossa ideia foi proteger o servidor que tem direito ao benefício e ao mesmo tempo resguardar as contas do governo, evitando o pagamento de montantes elevados até a aposentadoria”, explica João Cardoso.

Caso sancionada, a licença-prêmio será substituída pela licença-servidor, com a concessão obrigatória de três meses de afastamento para quem cumprir cinco anos de trabalho assíduo. Para ter direito ao benefício, o servidor deverá comunicar em até 120 dias a sua unidade de lotação. Quem não usufruir do descanso não terá mais o direito de acumular e/ou converter o benefício em pecúnia.

Fonte: Ascom João Cardoso

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...