GDF cria Grupo Técnico para vistoriar pontes e viadutos

Anúncio ocorre um ano após queda do viaduto do “Eixão”. Objetivo é criar a cultura da manutenção preventiva e diminuir a possibilidade de acidentes

Um ano após a queda do viaduto no Eixo Rodoviário Sul, na área central de Brasília, o Governo do Distrito Federal anuncia um Grupo Técnico para vistoriar os mais de 700 viadutos da capital federal e disseminar o que considera a melhor prevenção para evitar acidentes neste tipo de construção: a cultura da manutenção. “Já é consenso entre os especialistas que a falta de manutenção foi um dos principais motivos para a queda do viaduto. Diante disso, criou-se este grupo técnico com o intuito de vistoriar as pontes e viadutos e disseminar essa cultura. Deixaremos de ser reativos”, explicou Izidio Santos Junior, secretário de Obras.

Além de engenheiros e técnicos do GDF, o Grupo Técnico, por meio de parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), será composto por especialistas de diversas entidades da sociedade civil. “Vamos agregar professores e alunos, também. Farão parte das vistorias e desse processo de incentivar a médio e longo prazo a cultura de manutenção neste tipo de obra”, afirmou Luciano Carvalho, secretário-adjunto de obras do GDF.

Vistorias

Desde a queda do viaduto do Eixão, foram vistoriados 28 viadutos: cinco foram reformados, um está em obras e dois estão em fase de contratação dos serviços. A reforma de outros três viadutos está em processo de licitação e mais nove se encontram em elaboração de projetos. Os oito viadutos restantes estão com edital previsto para o segundo semestre deste ano. A revitalização de todas as tesourinhas do Plano Piloto, totalizando 48 viadutos, também está em processo de licitação.

Obras

Iniciadas em novembro de 2018, as obras da reforma do viaduto do Eixão estão com 35% dos serviços executados. A previsão é que o viaduto seja entregue à população no final de abril e a revitalização da Galeria dos Estados em junho.

Fonte: Agência Brasília

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...