Ibaneis quer ‘destravar’ contratos de licitações no TCDF para colocar o DF para ‘andar’

Governador eleito deve pedir nomeação de novo procurador do DF para destravar processos no Tribunal

Por Kleber Karpov

O governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB), se reuniu, na terça-feira (6/Nov), com a presidente do Tribunal de Contas do DF (TCDF), Anilcéia Machado, além de conselheiros membros da Corte, para se inteirar sobre a situação de licitações e processos com irregularidades, que envolvam o GDF. Durante o encontro, Ibaneis se comprometeu a resolver as pendências e dar agilidade aos processos de modo que o DF volte a andar.

Após o encontro, em entrevista, Ibaneis lembrou a morosidade da administração pública em relação a resolução de problemas apontados pelo TCDF e prometeu imprimir dinâmica na gestão.

“O governo tem pouca agilidade nas soluções desses problemas e termina transcorrendo o prazo e o Tribunal é obrigado a suspender esses procedimentos. Então, venho aqui fazer um compromisso com o Tribunal que nós vamos dar agilidade, pelo lado do governo na solução, desses problemas que existem nesses editais, nas compras do DF, no sentido de dar agilidade e colocar a coisa para funcionar.”, explicou.

Ibaneis também se mostrou preocupado, especialmente, com processos estagnados no TCDF, em decorrência de atrasos de instruções por parte do GDF. O novo chefe do Executivo afirmou que deve indicar um procurador do DF, que deve se responsabilizar por destravar os contratos e licitações.

“Tem várias licitações aqui, a presidente vai me passar a relação com todos os processos processos e nos vamos analisar aqueles que são prioritários para dar resposta imediata. Eu sei que muitas coisas relacionadas a parcerias público-privadas, algumas licitações relacionadas ao transporte público, na questão do metrô, já vi alguma coisa nesse sentido. Eu quero solucionar aquilo que dá transparência para a sociedade.”, explicou.

Destaques

Prefeito de Barreiros ordena prisão de médico e servidora em sala de descanso em hospital de Pernambuco

Por Kleber Karpov O prefeito de Barreiros (PE), Carlos Artur...

DER-DF realiza 11º Leilão Público de 2026 com veículos apreendidos em operações de trânsito

Por Kleber Karpov O Departamento de Estradas de Rodagem do...

Flávio Dino convoca audiência de conciliação sobre fim da escala 6×1

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Celina Leão quer transferência ao BRB de R$ 2,2 bilhões bloqueados nas contas de pai de Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov Integrantes da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF)...

Informação e conscientização: DF tem menor taxa nacional de partos entre adolescentes no Brasil

Por Kleber Karpov O Distrito Federal é a uniade da...