27.5 C
Brasília
28 abr 2024 14:17


Artigo: Entre ovadas e ovacionadas próximo governo do DF começa a se delinear

Enquanto Rollemberg leva ovada no aniversário de Ceilândia e Izalci Lucas é ovacionado por forças políticas do DF

Por Kleber Karpov

O sábado (7/Abr) foi um dia que entrou para a história brasileira no cenário nacional, com a efetivação da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mas, resguardadas as devidas proporções, também para o Distrito Federal. Afinal foi o dia em que se comemorou dois aniversários, que marcam eixos históricos do DF. O de Ceilândia, maior cidade do DF, com cerca de 500 mil habitantes e do deputado federal, um dos prés-candidatos ao GDF, Izalci Lucas.

A festa do 47o aniversário de Ceilândia, de acordo com o GDF, com a participação de aproximadamente 1,5 pessoas contou com a presença do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB). Nela, um incidente deu um novo tom à, já desgastada, imagem do socialista. Em um ato de manifestação, duas mulheres foram detidas e depois liberadas, por jogarem ovos, em Rollemberg.

O episódio ganhou notoriedade, além da ovada no governador, propriamente dita, a causa por trás do ato. “Eu estou esperando há dois anos por uma consulta [médica]”, disse uma das jovens mulheres. A outra, a reação, atabalhoada, por parte do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Isso porque, embora detidas, e posteriormente liberadas, as polícias Militar do DF (PMDF) e Civil do DF (PCDF), e até mesmo a Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF (SSP-DF), em nenhum momento publicou nota oficial, sobre o episódio. Porém, o PSB se adiantou e, na tentativa de minimizar os danos atribuiu as ovadas “a serviço de opositores do governo”.

Mais que isso, o PSB chegou a afirmar que “a cena toda foi armada com uma filmagem prévia e a continuidade da ação das duas agressoras, que chegaram a atingir a uma criança com sua virulência.”.

Como se não bastasse, durante o evento, o jornalista Douglas Protázio, do Diário da Ceilândia, afirmou ser “hostilizado por integrantes do GDF, seguranças de Rollemberg, da administração de Ceilândia e pelo comando da PMDF” daquela Região Administrativa. A ponto de terem equipamentos apreendidos e serem conduzidos a 23a Delegacia de Polícia

Ao governador do DF, além da ovada ficou a confirmação do descontentamento de cidadãos do DF, com a condução política do DF ao longo dos quase quatro anos de governo, além da deselegância da relação com a imprensa, atípica, diga-se de passagem, mas que lembra as pancadarias de Rollemberg nos professores, na greve de 2015.

Ovacionado

Izalci Lucas é parabenizado por cerca de 5 mil pessoas – Foto: Divulgação

Em outro ponto da cidade, o pré-candidato ao GDF, Izalci Lucas foi ovacionado durante a comemoração do aniversário no Arena Hall, região administrativa Vicente Pires, com a presença de cerca de 5 mil pessoas.

Dentre os presentes, nomes expressivos da classe política do DF, a exemplo do vice-governador do DF, Renato Santana, do senador Cristovam Buarque (PPS), do deputado federal e presidente do PSD, Rogério Rosso, do deputado federal Laerte Bessa (PR), a deputada distrital, Celina Leão (ex PPS, atual PP); os prés-candidatos ao GDF: Alírio Neto também presidente do PTB, Wanderley Tavares, presidente do PRB, Gondim presidente do PMB; além dos presidentes do PPS, Chico Andrade, do Patriota, Paulo Fernando, do PSC, Zenóbio rocha e do PSDC, Silvana Siqueira. Dezenas de postulantes a vagas de deputado federal, a exemplo do ex-secretário de Planejamento do Estado do Maranhão e, de Saúde do DF, Fábio Gondim, e de distritais também se fizeram presentes à comemoração do aniversário de Izalci Lucas.

Embora articule em conjunto para a consolidação da terceira via, na disputa ao Buriti, Izalci Lucas deu uma demonstração de prestígio político que contrapõe a imagem desgastada de Rollemberg.

Atualização:
9/4/18 às 12h52 para correção da legenda do presidente do PRB
9/4/18 às 12h21 para correção da legenda da presidente do PSDC

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever