Opinião: Rede Sustentabilidade ‘pula do trem’ pois orla de Rollemberg ‘não está para peixe’

Por Kleber Karpov

Em pouco mais de um mês, a Rede Sustentabilidade (REDE) é o terceiro partido a deixar a base do governo,  após o PDT e PSD deixarem o governador do DF, o socialista, Rodrigo Rollemberg (PSB) ainda mais no isolamento na corrida pela reeleição.

Apenas nessas movimentações, deixaram ou consolidaram o afastamento de chefe do Executivo, nomes de peso, a exemplo dos pedetistas, Joe Valle ,  presidente da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e o deputado distrital, Reginaldo Veras; o presidente do PSD e deputado federal, Rogério, acompanhado do vice-governador do DF, Renato Santana e do deputado distrital, Cristiano Araújo.

Com a saída da REDE, da base do governo, perde, também, o distrital, Chico Leite. Ao todo, apenas na CLDF, o governo perde o apoio direto de quatro deputados distritais,

Na atual conjuntura, Rollemberg conta, aparentemente, com apoio do PR, na figura do líder do governo na Câmara Legislativa do DF (CLDF), o distrital, Agaciel Maia e também do PODEMOS, com o colega Rodrigo Delmasso. No entanto, ao se observar que recentemente o PODEMOS integrou Eliana Pedrosa à legenda, provavelmente o partido pode entrar  na disputa majoritária. Logo, um possível indicativo que bispo Rodovalho, também pode deixar Rollemberg ‘a ver navios’.

No cenário político há quem sustente que uma pesquisa misteriosa coloca Rollemberg no páreo para disputar com Jofran Frejat (PR) eventual segundo turno em 2018. Mas, até o momento, apenas os psdbistas , a ex-governadora, Maria Abadia (PSDB) e o distrital, Robério Negreiros (PSDB) se aproximaram do chefe do Executivo.

Mas no quadrilátero da capital do país, no que tange à Frejat, muitas surpresas podem surgir no cenário e colocar o grupo dos 12, de cabeça para baixo. Que o digam, Arruda e Alírio, Fillippelli e Ibaneis.

Fato é que o clima deve esquentar e há quem aposte que, no DF, talvez possa até chover hamburgers. Porém, concreto mesmo  é que há uma debandada geral e os aliados de Rollemberg estão ‘pulando do trem’. E o ‘pardieiro’ ainda pode ‘pegar fogo’ para o lado do peessebista, caso Luzia de Paula e Juarezão, ambos do PSB, também abandonarem a legenda.

Resta saber se no fim das contas ao menos o próprio PSB vai apostar em possível reeleição de Rollemberg, que no momento, tem todos os ingrediente para repetir o ex-governador, Agnelo Queiroz (PT) em 2014. A vantagem é que o Rodrigo  tem um bom motivo para sair pela tangente.

CNU 2 divulga nova classificação com vagas remanescentes e adicionais

Por Kleber Karpov A Escola Nacional de Administração Pública (Enap),...

STF derruba restrição a compra de veículos por pessoas com deficiência

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, nesta...

Fórum CNT de Debates reúne presidenciáveis e lideranças do transporte

Por Kleber Karpov O Sistema Transporte realizará, nos dias 18...

IGESDF abre seleção para cinco áreas com salários de até R$ 16 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Destaques

CNU 2 divulga nova classificação com vagas remanescentes e adicionais

Por Kleber Karpov A Escola Nacional de Administração Pública (Enap),...

STF derruba restrição a compra de veículos por pessoas com deficiência

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, nesta...

Fórum CNT de Debates reúne presidenciáveis e lideranças do transporte

Por Kleber Karpov O Sistema Transporte realizará, nos dias 18...

Praça do Relógio, em Taguatinga, receberá unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para doação de sangue...

IGESDF abre seleção para cinco áreas com salários de até R$ 16 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...