26.5 C
Brasília
02 fev 2026 16:27

Lei de Celina Leão acaba com contas coletivas de energia elétrica em prédios, áreas mistas e condomínios

Com instalações de leitores individuais, consumidores passam a pagar apenas pelo que consumiu, afirma parlamentar

Por Kleber Karpov

Uma parcela da população estabelecidas em edificações coletivas residenciais, comerciais ou de uso misto, que compartilha contas coletivas de energia elétrica podem comemorar. A a Lei Distrital, nº 6.004 de 25 de setembro de 2017, de autoria da deputada Celina Leão (PPS), promulgada pelo presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Joe Valle (PDT), institui aos consumidores de energia elétrica do DF, o direito de receber contas mensuradas de forma individual.

A Lei prevê a instalação de medidores individuais de consumo de energia elétrica em área comum de edificações prediais, além de atingir, áreas condominiais que façam atualmente, medição coletiva.

Para a deputada Celina Leão a lei acaba com uma injustiça em relação à parcela da população que convive com o rateio de consumo coletivo de energia elétrica.

“Recebemos várias demandas e críticas de moradores de áreas de condomínios, por exemplo, de prédios comerciais em que haviam apenas o medidor coletivo. A lei corrige  uma injustiça, sobretudo àquelas pessoas que consomem menos e, por causa do rateio igualitário eram obrigados a pagar mais.”.

Celina Leão lembro ainda as taxações em decorrência do consumo exagerado de energia elétrica, tanto por dimensionamento familiar, quanto em casos de residências em áreas mistas, onde funcionem empreendimentos comerciais.

“Imagine uma família de duas, três pessoas, que vive em um prédio ou em um condomínio com medidor coletivo, que vai pagar o mesmo que uma família com cinco, seis membros ou um prédio comercial, por exemplo onde um determinado comércio utilize ar condicionado diariamente. Se a gente considerar que com o racionamento, há taxações de consumos adicionais com as bandeiras verde, amarela e vermelha, essa família pequena sempre pagou injustamente por algo que necessariamente não consumia. Então, com a Lei que individualiza os leitores de consumo de energia elétrica, essa injustiça vai acabar.”, afirmou.

Água foi exemplo

A distrital lembrou que o DF passou por problema semelhante no caso do consumo de água, sobretudo nas áreas prediais do DF. “Com a água foi da mesma forma. Foi editada uma Lei, os condomínios tiveram que se adequar e instalar registros individuais e, cada consumidor passou a pagar pelo que de fato consumia.”, justificou Celina Leão.

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Destaques

Corrida de Reis: 53ª edição reúne mais de 30 mil pessoas, consagra campeões

Por Kleber Karpov A 53ª Corrida de Reis movimentou a...

Passagem aérea comprada? Veja os principais direitos do passageiro em voos nacionais e internacionais

Por Kleber Karpov O Instituto de Defesa do Consumidor do...

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...