25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:48

Assédio Moral: Servidores e sindicatos acusam GDF de assediarem e perseguirem trabalhadores

Por Luís Cláudio Alves

Um grupo de servidores e dirigentes sindicais acusou o governo do Distrito Federal de assédio moral. A acusação foi feita na tarde desta quinta-feira (17), durante comissão geral promovida pela Câmara Legislativa exatamente para debater denúncias de assédio contra servidores, empregados públicos e dirigentes sindicais. Na opinião de vários participantes, essa prática e a perseguição se tornaram uma política do atual governo.

O debate foi promovido pelos deputados Wellington Luiz (PMDB), Celina Leão (PPS), Raimundo Ribeiro (PPS) e Robério Negreiros (PSDB). Ribeiro sugeriu uma ação judicial coletiva por assédio moral contra o governador Rodrigo Rollemberg. O deputado afirmou nunca ter presenciado uma tentativa tão grosseira de desmonte do serviço público do DF. Ele destacou ainda que a Câmara tem sido um local de acolhimento das reclamações dos servidores de várias áreas contra o GDF.

O deputado Wellington Luiz também considera que a perseguição aos servidores é constante. Para ele, o governador não dialoga com as categorias, não cumpre compromissos assumidos e se dedica a perseguir dirigentes sindicais e servidores.

O diretor do Sindágua, Pedro Cerqueira Medeiros, declarou estar sofrendo assédio, inclusive com processo de demissão na Caesb. Vários outros servidores também relataram casos de assédio e perseguição na empresa. O sindicalista afirmou que o governo está promovendo ataques organizados contra os trabalhadores e pediu a união de todas as categorias.

A diretora de Assuntos Jurídicos do Sindágua, Fernanda da Silva Fernandes, disse que os trabalhadores da Caesb vêm sofrendo há algum tempo um ataque massivo de assédio moral e perseguição, desde que se manifestaram contra a privatização da companhia. Para ela, o comportamento do gestor da empresa é de terrorismo, criminalização e judicialização da luta dos trabalhadores. Os sindicalistas da Caesb aproveitaram o debate para propor a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na empresa.

Já a deputada Celina Leão (PPS) ressaltou que assédio moral é crime definido em Lei. “O que temos vivido no DF é assustador, beira o fascismo”, avaliou. A distrital lembrou que tem atuado para rejeitar todos os projetos do governo que prejudicam os servidores públicos e lamentou a aprovação, recentemente, de proposta que permite ao governador utilizar os recursos das empresas públicas livremente.

Na opinião de Celina, o projeto vai promover o sucateamento das empresas públicas. A deputada informou já ter ingressado com representação no Tribunal de Contas do DF e no Ministério Público pedindo a anulação da medida.

Por sua vez, o deputado Agaciel Maia (PR) afirmou que, mesmo sendo líder do governo na Casa, discorda de alguns tratamentos do GDF aos servidores. Ele se manifestou contra a perseguição aos trabalhadores e prometeu que levará ao governo as denúncias relatadas, deixando claro sua discordância com tais práticas.

O deputado Bispo Renato Andrade (PR) também prestou solidariedade aos servidores. Para ele, ser punido por pensar diferente do gestor é uma prática de ditaduras. E o presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, Fundacional, das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do DF (Sindser), André Luiz da Conceição, lembrou os seguidos adiamentos e descumprimento de promessas do governador em relação ao pagamento dos reajustes salariais de diversas categorias. Para ele, a ameaça de parcelamento dos salários é mais um caso de perseguição do governo.

Fonte: CLDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...