Eleições nos EUA: Progressistas e minorias renovam democratas em vitória sobre Trump

A renovação de lideranças jovens e de minorias marcou o avanço do Partido Democrata nas eleições legislativas de meio de mandato nos Estados Unidos, alterando a composição do Senado e da Câmara dos Deputados em oposição à administração de Donald Trump

Por Kleber Karpov

O desempenho expressivo da oposição no pleito legislativo reverteu derrotas históricas em redutos republicanos tradicionais, como o Texas. Analistas apontam que a guinada responde ao desgaste acumulado pela legenda após o revés presidencial de 2024, período em que o partido enfrentou críticas severas por proximidade com elites financeiras e distanciamento das demandas populares.

A configuração pós-eleitoral colocou em evidência figuras políticas inéditas em cargos de destaque estadual e federal. Entre os marcos da votação estão a escolha da primeira governadora negra na Geórgia, a primeira gestora executiva indígena no Novo México e o primeiro senador abertamente homossexual em New Hampshire.

O doutor em ciência política Juliano Machado Pires avaliou que a insatisfação eleitoral anterior remonta a expectativas frustradas durante a gestão de Barack Obama. Segundo o especialista, a resposta dada aos impactos da crise financeira de 2008 gerou percepções de que as agremiações tradicionais falhavam na proteção dos direitos econômicos da população.

A professora de relações internacionais Camila Vidal, vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina, destacou que o pleito inseriu parlamentares distantes da cúpula tradicional da legenda. “São indivíduos que têm uma agenda muito mais progressista, em alguns casos até socialista, enfatizando melhores condições de vida para a classe trabalhadora, saúde universal e gratuita para todos”, comentou à Agência Brasil.

A diversidade de perfis combinou-se com críticas incisivas às diretrizes da Casa Branca. O historiador James N. Green, docente na Universidade de Brown, pontuou que a autonomia concedida às instâncias partidárias regionais permitiu o surgimento de candidaturas capazes de dialogar com eleitorados específicos, somando-se à rejeição popular às medidas adotadas pela atual gestão federal.

O caso do Texas

No Texas a eleição de Gina Hinojosa marcou a primeira vez que o governo estadual passou a ser liderado por uma mulher latina. Outros episódio ainda mais emblemático no Estado, foi a vitória ao Senado de James Talarico, por quebrar três décadas de hegemonia republicana. O político, ao 37 anos, seminarista presbiteriano e filho de pastor, utilizou referências religiosas para defender pautas de justiça social e assistência aos mais vulneráveis.

Durante a campanha, Talarico direcionou críticas à política tributária e migratória da administração federal. “O presidente dos EUA disse que eu insultei Jesus. Sabe o que insulta Jesus? Deixar os pobres sem assistência social enquanto corta impostos de bilionários. Sabe o que insulta Jesus? Deportar o estrangeiro e separar mães de seus bebês”, declarou.

Representatividade em Michigan

O estado de Michigan também registrou um marco histórico com a escolha do primeiro senador muçulmano do país, Abdul El-Sayed. O candidato conduziu sua campanha com foco em restrições ao envio de recursos militares para o exterior.

Em seu discurso de vitória, o parlamentar eleito abordou os desafios enfrentados durante o processo eleitoral e o debate sobre política externa. “Tentam rotular você como alguém cheio de ódio se você acredita que crianças palestinas deveriam poder crescer na terra de seus antepassados sem serem assassinadas com o dinheiro dos nossos impostos”, afirmou El-Sayed.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Fachin dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Edson Fachin determinou nesta semana...

Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 em comprimido para controle de obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária concedeu...

ESP-DF promove aula magna para especializações inéditas

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...

GDF sugere 420 projetos para captar R$ 4,3 bilhões em emendas federais

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal repassou aos...

Conselho Nacional de Justiça determina registro de morte por intervenção policial

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça validou uma...

Destaques

Técnico de enfermagem do Hospital de Santa Maria conquista ouro em Mundial de Taekwondo

Por Kleber Karpov O técnico de enfermagem Jeferson Viana Borges,...

Fachin dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Edson Fachin determinou nesta semana...

Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 em comprimido para controle de obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária concedeu...

ESP-DF promove aula magna para especializações inéditas

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...

Escola de Saúde Pública promove aula magna para especializações inéditas no DF

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...