Por Kleber Karpov
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta terça-feira (28), o alerta amarelo de perigo potencial para baixa umidade no Distrito Federal, que deve registrar índices entre 20% e 30%. O aviso, válido das 10h às 21h, é motivado pela atuação de uma massa de ar seco sobre o Planalto Central, com previsão de tempo seco ao menos até a próxima segunda-feira (3).
De acordo com o Inmet, o fenômeno é causado por uma massa de ar seco típica do inverno na região, e não há previsão de chuva ou aumento significativo da umidade nos próximos dias. A ausência de chuvas com acumulados expressivos desde junho intensifica o ressecamento do ar, principalmente durante as tardes.
O instituto realiza o monitoramento diário das condições meteorológicas e poderá emitir novos alertas, inclusive em níveis mais severos, caso a umidade diminua ainda mais. Neste mês, o menor índice registrado no DF foi de 18%, medido em 7 de julho na estação do Gama/Ponte Alta. O recorde histórico da capital é de 7%, observado na mesma estação em 3 de setembro de 2024.
Cuidados com a saúde
Com o tempo seco, torna-se essencial reforçar cuidados para evitar problemas de saúde. As autoridades recomendam o consumo de bastante água, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, além do uso de roupas leves.
Também é indicado manter a pele e as vias respiratórias hidratadas e, sempre que possível, umidificar os ambientes para aliviar os efeitos da baixa umidade do ar.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.










