Polícia Federal investiga crime de lavagem de dinheiro desviado da Saúde no Rio de Janeiro

Policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão

Por Kleber Karpov

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (30/Jun), a 2ª fase da Operação Anáfora para investigar a lavagem de dinheiro proveniente de desvios de recursos públicos da saúde no Rio de Janeiro. Agentes federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, dos quais dez foram expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal e pela Justiça Federal da 2ª Região (TRF2).

A investigação atual é um desdobramento da primeira fase da operação, deflagrada em 2022. Naquela ocasião, a apuração focou em um suposto favorecimento em contratos na área da saúde firmados com uma cooperativa de trabalho pelo município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Os contratos sob suspeita somaram um valor total de R$ 563,55 milhões em um período de pouco mais de dois anos, o que motivou o aprofundamento das diligências sobre a destinação dos recursos.

Ocultação e crimes

As investigações constataram que os suspeitos “mantêm bens próprios em nome de terceiros, realizam despesas incompatíveis com a própria condição financeira e participam de negociações vinculadas a imóveis” para ocultar o patrimônio.

Segundo a PF, os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. A corporação destacou que outros delitos podem vir a ser identificados no decorrer do inquérito.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Com 25 anos, grupo musical de pacientes psiquiátricos lança novo álbum

Por Kleber Karpov O grupo musical Harmonia Enlouquece, formado por...

Termina neste sábado (15) prazo para registro de candidaturas às eleições

Por Kleber Karpov Partidos e federações políticas têm até as...

Veja como doar e receber nos bancos de leite humano do DF

Por Kleber Karpov A Rede de Bancos de Leite Humano...

UBS do DF oferecem atendimento em horário noturno e aos sábados

Por Kleber Karpov Residentes do Distrito Federal que necessitam de...

Pesquisa de polipílula para prevenção do AVC busca 8,5 mil voluntários

Por Kleber Karpov Pesquisadores brasileiros do Hospital Moinhos de Vento,...

Destaques

Com 25 anos, grupo musical de pacientes psiquiátricos lança novo álbum

Por Kleber Karpov O grupo musical Harmonia Enlouquece, formado por...

Termina neste sábado (15) prazo para registro de candidaturas às eleições

Por Kleber Karpov Partidos e federações políticas têm até as...

Conselho de Segurança leva orientações sobre prevenção à violência doméstica à comunidade de Taguatinga

Por Kleber Karpov Moradores de Taguatinga poderão participar, na próxima...

Veja como doar e receber nos bancos de leite humano do DF

Por Kleber Karpov A Rede de Bancos de Leite Humano...

UBS do DF oferecem atendimento em horário noturno e aos sábados

Por Kleber Karpov Residentes do Distrito Federal que necessitam de...