Por Kleber Karpov
A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas) decretou, nesta quinta-feira (25), ponto facultativo na próxima segunda-feira (29/Jun), dia de jogo da Seleção Brasileira pela fase mata-mata da Copa do Mundo de 2026. A decisão, que afeta os órgãos da administração pública e tem como objetivo principal mitigar os impactos na mobilidade urbana. A norma será oficializada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A determinação, altera a regra anterior, que previa a liberação dos servidores públicos três horas antes do início dos jogos.
Ao anunciar a nova medida, a governadora explicou que a partida, marcada para as 14h, inviabilizaria o expediente parcial. “Pessoal, decisão importante foi tomada aqui hoje: nós vamos decretar na segunda-feira ponto facultativo. Eu havia soltado um decreto liberando o servidor público três horas antes de cada jogo, mas na segunda-feira o jogo começa às duas horas da tarde”, afirmou Celina Leão.
A chefe do Executivo justificou a mudança com base nos transtornos ocorridos em jogos anteriores. Segundo ela, no último jogo da seleção, os deslocamentos na capital federal foram severamente afetados, com cidadãos enfrentando longos períodos no trânsito. “No último jogo, a cidade parou, as pessoas ficaram de três até quatro horas presas no trânsito. Não justifica a pessoa chegar, ficar três horas aqui no serviço público e sair correndo para pegar mais três horas de trânsito, sendo que o jogo será às duas horas”, explicou.
Serviços essenciais
Apesar da suspensão do expediente na maioria das repartições, o decreto não afetará o funcionamento de serviços considerados essenciais. Áreas como saúde, segurança pública e limpeza urbana continuarão operando normalmente para atender à população.
A Seleção Brasileira entra em campo na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em partida válida pela fase eliminatória da Copa do Mundo. O adversário do Brasil ainda não está definido e será o segundo colocado do Grupo F.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











