Celina Leão lança endereçamento digital para 20 mil propriedades rurais

Programa gratuito cria 'CEP Rural' para beneficiar agricultores com localização precisa, facilitando acesso a serviços de emergência e comércio eletrônico

Por Kleber Karpov

A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas) lançou, nesta terça-feira (23/Jun), o Programa de Endereçamento Rural Digital, uma iniciativa que visa beneficiar cerca de 20 mil propriedades rurais com a criação de um endereço digital único, conhecido como “CEP Rural”. A ferramenta, que será gratuita para os agricultores, foi desenvolvida em uma parceria entre a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF) e o Instituto de Economia Agrícola de São Paulo (IEA-SP), com um investimento previsto de R$ 375,7 mil.

Durante o lançamento, Celina Leão, destacou que a manutenção dos moradores no campo depende de ações governamentais que garantam qualidade de vida. Para ela, o endereçamento é um componente fundamental para assegurar essa condição. “A gente não quer só que as pessoas se mantenham no campo. Queremos que as pessoas se mantenham com dignidade. Essa dignidade passa por muitas coisas e o endereçamento é uma delas.”

O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, reforçou que o programa atende a uma demanda antiga dos produtores. A plataforma permitirá que os endereços eletrônicos sejam utilizados em serviços de e-commerce para o recebimento de encomendas. Além disso, a ferramenta será disponibilizada para órgãos de segurança e saúde, agilizando o atendimento em áreas remotas. “Vamos ganhar em dignidade a partir da localização exata e precisão desse sistema.”

Bueno também explicou que o projeto contribuirá para o mapeamento das estradas rurais. “À medida em que nós inserirmos os códigos de endereço eletrônico nas propriedades, vamos mapear locais que hoje o GDF não tem mapeado”, afirmou o secretário.

Como funcionará na prática

O programa utiliza a tecnologia de geolocalização por Plus Codes, que gera um código digital exclusivo para cada imóvel rural. Esse código funciona como um CEP eletrônico e permite a localização exata da propriedade em aplicativos de navegação como Google Maps e Waze. Com isso, moradores e produtores podem compartilhar sua localização de forma oficial e simplificada.

A implementação começou em 2024 com um protótipo e o cadastro de 4.736 pontos. Em 2025, o número subiu para 6.369 propriedades. A meta do governo para 2026 é alcançar 20 mil imóveis rurais georreferenciados e garantir a integração total com as plataformas globais de navegação. A adesão ao sistema será gratuita e realizada por meio de uma plataforma digital, com o apoio de equipes da Seagri-DF e da Emater-DF para orientar e capacitar os usuários.

Impacto na segurança e economia

Um dos principais benefícios esperados é a otimização dos atendimentos emergenciais. Com o endereço digital, equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil poderão localizar as propriedades com maior rapidez, reduzindo o tempo de resposta em ocorrências médicas, incêndios e acidentes.

No campo econômico, a identificação precisa das propriedades deve facilitar a logística de entregas, o escoamento da produção agrícola e o acesso dos produtores ao comércio eletrônico. Para o diretor-presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, o georreferenciamento adequado promoverá uma “verdadeira revolução tecnológica por meio da inclusão”.

Reisman destacou o potencial para descobrir e promover produtos locais. “Sabemos que o Distrito Federal tem produtos incríveis descobertos nos últimos anos, como mirtilo, baunilha, frutas vermelhas, com tantas cadeias interessantes. Imagine poder encontrar tesouros escondidos nessas propriedades que a gente não conhece, tornando-os visíveis para as mesas do Distrito Federal”, concluiu.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

TSE cria conselho para monitorar desinformação e IA nas eleições

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou, nesta...

Celina faz mudança na Secretaria de Educação após queda no IDEB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Atraso na ampliação do teste do pezinho dificulta diagnóstico da AME

Por Kleber Karpov No mês de conscientização sobre a Atrofia...

Paulistanos enfrentam filas para tomar vacina contra sarampo

Por Kleber Karpov Moradores da cidade de São Paulo que...

Lei cria política de saúde bucal para pessoas com deficiência no DF

Por Kleber Karpov A Lei nº 7.936/2026, que institui a...

AGU pedirá na Justiça a retirada do Discord do ar

Por Kleber Karpov A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou nesta...

Superintendentes da PF defendem diretor-geral após polêmica com André Mendonça

Por Kleber Karpov Os 27 superintendentes regionais da Polícia Federal...

Destaques

TSE cria conselho para monitorar desinformação e IA nas eleições

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou, nesta...

Com decisão impeditiva anterior, Moraes nega permissão de Bolsonaro para receber filhos no Dia dos Pais

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Celina faz mudança na Secretaria de Educação após queda no IDEB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Atraso na ampliação do teste do pezinho dificulta diagnóstico da AME

Por Kleber Karpov No mês de conscientização sobre a Atrofia...

Paulistanos enfrentam filas para tomar vacina contra sarampo

Por Kleber Karpov Moradores da cidade de São Paulo que...