Hospital Regional de Taguatinga agiliza cirurgias para tratamento da doença de Chagas

Técnica inovadora sem incisões permite alta hospitalar no mesmo dia e beneficia pacientes com acalasia, condição associada à doença

Por Kleber Karpov

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realizou, nesta quinta-feira (21/Mai), dois procedimentos de miotomia endoscópica peroral (Poem) para tratar pacientes com acalasia, uma condição que impede a passagem de alimentos do esôfago para o estômago. A técnica, minimamente invasiva e realizada por endoscopia, é uma alternativa à cirurgia tradicional e beneficia principalmente pacientes acometidos pela doença de Chagas, causa frequente da disfunção.

Recuperação acelerada e benefícios ao sistema de saúde

A principal vantagem do Poem é a rápida recuperação clínica. “A recuperação após o Poem é significativamente mais rápida do que a cirurgia tradicional. Em geral, a alta hospitalar ocorre no mesmo dia ou em até 24 horas após o procedimento”, explica a gastroenterologista do HRT, Sara Cardoso Rose. Essa agilidade melhora a qualidade de vida do paciente e otimiza recursos.

Segundo a médica, a redução do tempo de internação também diminui os custos hospitalares associados ao tratamento, quando comparado à operação convencional. “É um benefício importante para o sistema público de saúde”, complementa Rose.

Como funciona o procedimento

A cirurgia é conduzida sem qualquer incisão externa, sendo executada inteiramente pela boca do paciente, de forma semelhante a uma endoscopia. O procedimento envolve a criação de um túnel na parede interna do esôfago, permitindo que os especialistas cortem as fibras musculares que causam a obstrução e impedem a passagem do alimento.

Uma equipe multidisciplinar, composta por especialistas em gastroenterologia, anestesiologia, enfermagem e radiologia, participa da operação. O paciente é mantido sob monitorização avançada e passa por exames antes e depois da intervenção. Os resultados mostram que até 79% dos operados conseguem ingerir líquidos em menos de 24 horas.

Um centro de referência na rede pública

O HRT se consolida como um dos principais centros públicos do país a oferecer essa tecnologia. O primeiro procedimento do tipo na unidade foi realizado em 2025 e, somente neste ano, já foram feitas 12 cirurgias. “Hoje, o hospital de Taguatinga é um dos poucos centros no Brasil que oferecem a tecnologia na rede pública”, destaca o gastroenterologista Técio de Araújo, do HRT.

Além do HRT, o Hospital de Base (HBDF) também disponibiliza o Poem no Distrito Federal. Para Araújo, a oferta do serviço é fundamental para atender a população mais vulnerável, especialmente diante da alta incidência da doença de Chagas no Brasil.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Moraes determina cassação da aposentadoria de Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Candidata a reeleição, entrevista à TV Record Celina Leão aborda problemas do DF

Por Kleber Karpov Candidata a reeleição, a governadora do DF...

Formação oferece mais de 4 mil vagas em mestrado profissional

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC), em parceria...

Resultados do Ideb orientam ações nas redes de ensino

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) iniciou a...

Familiares de pessoas desaparecidas podem fazer coleta de DNA no DF

Por Kleber Karpov Familiares de pessoas desaparecidas no Distrito Federal...

Destaques

Ficha Limpa: STF marca para setembro retomada do julgamento que define candidaturas de Arruda, Garotinho e Cunha

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para...

Moraes determina cassação da aposentadoria de Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Sete em cada dez brasileiros temem realizar compras de remédios via internet

Por Kleber Karpov Uma pesquisa realizada entre 13 e 17...

Celina Leão anuncia edital para novo hospital com 600 leitos, durante visita ao Hospital Regional de Ceilândia

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Candidata a reeleição, entrevista à TV Record Celina Leão aborda problemas do DF

Por Kleber Karpov Candidata a reeleição, a governadora do DF...