SP confirma segundo caso importado de sarampo em quatro meses

Paciente de 42 anos é morador da Guatemala e possui histórico de vacinação

Por Kleber Karpov

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou, nesta terça-feira (28/Abr), o segundo caso importado de sarampo registrado no estado em 2026. O paciente, um homem de 42 anos, residente na Guatemala, foi diagnosticado na cidade de São Paulo no final de março. A confirmação ocorreu após exames laboratoriais, e, segundo a Pasta, o homem tem histórico de vacinação contra a doença.

Este é o segundo registro de sarampo sem transmissão local em território paulista neste ano. O primeiro caso de 2026 envolveu um bebê de seis meses, não vacinado, que esteve na Bolívia em janeiro. Durante todo o ano anterior, o estado de São Paulo também contabilizou dois casos importados da doença.

Cenário da doença nas Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alerta que os países do continente americano continuam a enfrentar surtos da doença. No ano passado, foram confirmados 14.767 registros de sarampo em 13 nações das Américas. Apenas neste ano, o número já alcançou 15,3 mil casos, concentrados majoritariamente em países como México, Guatemala, Estados Unidos e Canadá.

Riscos e prevenção

O sarampo é uma doença infecciosa de alta contagiosidade, transmitida por via aérea através de tosse, espirros ou fala. O vírus é tão transmissível que uma pessoa infectada pode contaminar até 90% dos indivíduos próximos que não possuem imunidade. A vacinação é a principal forma de prevenção.

Os sintomas mais comuns incluem febre alta (acima de 38,5ºC), manchas vermelhas pelo corpo, tosse, conjuntivite e mal-estar intenso. A doença pode evoluir para quadros graves, com complicações como pneumonia, encefalite (inflamação do cérebro), cegueira e diarreia intensa, que podem ser fatais.

O Calendário Nacional de Vacinação estabelece a aplicação da primeira dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade. A segunda dose, com a vacina tetra viral, é recomendada aos 15 meses de vida da criança.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Destaques

CIL Online amplia atendimento em Libras no DF com meta de 400 intermediações mensais

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal mantém o...

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...