Anvisa aprova tratamento para evitar sangramentos em hemofílicos

Novo medicamento da Sanofi Medley tem aplicação subcutânea e reduz frequência de infusões para pacientes com hemofilia A e B

Por Kleber Karpov

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na sexta-feira (06/Mar), o registro do QFITLIA® (fitusirana sódica), um novo medicamento para o tratamento de hemofilia no Brasil. Desenvolvido pela empresa Sanofi Medley, o produto é indicado para pacientes a partir de 12 anos e poderá ser utilizado para prevenir ou reduzir a frequência de episódios de sangramento em pessoas com hemofilia A ou B, com ou sem inibidores dos fatores de coagulação.

A hemofilia é uma condição genética rara, ligada ao cromossomo X e que se manifesta quase exclusivamente em homens. A doença é caracterizada pela deficiência de proteínas essenciais para a coagulação do sangue, resultando em sangramentos prolongados. A hemofilia A, causada pela falta do fator VIII, é a mais comum, enquanto a hemofilia B decorre da ausência do fator IX.

Dados do relatório Perfil de Coagulopatias, publicado pelo Ministério da Saúde em 2024, indicam que o Brasil possui 14.202 pacientes diagnosticados com a condição. Desse total, 11.863 apresentam hemofilia A e 2.339 vivem com o tipo B. A análise do medicamento pela Anvisa foi priorizada por se tratar de uma doença rara.

O tratamento com fitusirana sódica representa uma mudança significativa nos protocolos terapêuticos. Atualmente, os pacientes necessitam de infusões endovenosas de três a quatro vezes por semana. Com a nova terapia, a aplicação passa a ser subcutânea, com uma dose a cada dois meses, o que simplifica a administração e reduz a carga do tratamento.

Qualidade de vida

Para a presidente da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), Tania Maria Onzi Pietrobelli, a aprovação do medicamento é um avanço aguardado que trará mais qualidade de vida para pacientes e familiares. A forma de aplicação menos invasiva e de longa duração é um dos principais benefícios destacados por ela.

“Como a hemofilia é uma condição crônica, isso limita a qualidade de vida dos pacientes e familiares. Com essa nova tecnologia as pessoas poderão viver sem focar na doença, tendo o direito de viver plenamente”, ressaltou a presidente da FBH.

Pietrobelli também aponta que a aprovação resulta em maior autonomia para os pacientes e melhorias na logística do sistema de saúde. A redução da frequência de visitas aos centros de tratamento pode diminuir a sobrecarga nessas unidades, permitindo um atendimento mais personalizado.

A presidente da Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia, Mariana Battazza, comentou sobre os desafios relacionados à continuidade do tratamento. Ela citou uma pesquisa da associação que aponta dificuldades na adesão aos protocolos atuais.

“Atualmente, o que percebemos em nossa pesquisa Jornada dos pacientes com hemofilia A e B no Brasil é que o desfecho dos tratamentos com fator de coagulação são piores do que o imaginado porque as barreiras de adesão ao tratamento são muito grandes”, destaca.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Partidos aguardam divisão dos valores do Fundo Eleitoral para 2026

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na...

Pacientes com pressão alta precisam redobrar os cuidados nos dias frios

Por Kleber Karpov Pessoas com hipertensão devem redobrar a atenção...

Junho Laranja: Hran é referência no atendimento a vítimas de queimaduras

Por Kleber Karpov O Hospital Regional da Asa Norte (Hran),...

Programa Acolher Eles e Elas já atendeu mais de 200 órfãos de feminicídio no DF

Por Kleber Karpov O Programa Acolher Eles e Elas, implementado...

Se liga! Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

Por Kleber Karpov O uso inadequado e a aquisição de...

União Europeia veta carne brasileira a partir de setembro

Por Kleber Karpov A União Europeia (UE) oficializou, em 05/Jun/2026,...

Decisão do TJDFT fixa prazo para adequação de cargos em administrações regionais

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou, em...

Alexandre de Moraes valida acordo que suspende ação contra deputado réu por 8/1

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Destaques

Partidos aguardam divisão dos valores do Fundo Eleitoral para 2026

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na...

Pacientes com pressão alta precisam redobrar os cuidados nos dias frios

Por Kleber Karpov Pessoas com hipertensão devem redobrar a atenção...

Junho Laranja: Hran é referência no atendimento a vítimas de queimaduras

Por Kleber Karpov O Hospital Regional da Asa Norte (Hran),...

Programa Acolher Eles e Elas já atendeu mais de 200 órfãos de feminicídio no DF

Por Kleber Karpov O Programa Acolher Eles e Elas, implementado...

Se liga! Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

Por Kleber Karpov O uso inadequado e a aquisição de...