Por Kleber Karpov
A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) do Distrito Federal registrou em janeiro uma queda de aproximadamente 20% no volume de doações. Foram coletados cerca de 1,5 mil litros de leite materno, quantidade abaixo da meta, em decorrência do período de férias, que tradicionalmente diminui a regularidade das coletas e impacta os estoques destinados a recém-nascidos internados em unidades neonatais.
O leite materno é considerado o alimento mais completo para bebês. A atuação da rBLH e dos postos de coleta de leite humano (PCLH) contribui diretamente para a redução da mortalidade infantil, além de promover a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população.
A rBLH é classificada como referência nacional pelo Ministério da Saúde. O DF é a única unidade da Federação autossuficiente em leite humano, com capacidade para suprir todas as necessidades de recém-nascidos internados, sem depender de fontes externas.
O apelo à doação

Toda mulher em boas condições de saúde, que esteja amamentando e possua excesso de leite, é uma potencial doadora. O ato voluntário é essencial para manter os estoques em níveis seguros e garantir o suporte a bebês prematuros e de baixo peso. “Quando uma mulher se dispõe a doar, ela está entrando para uma rede que gera vida”, define a integrante da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno, Graça Cruz.
“Essa mãe não está só doando leite: está ampliando as chances de sobrevivência para outros prematuros e bebês de baixo peso. Está fazendo com que crianças, além da sua, recebam os benefícios do leite materno”, disse Graça Cruz.
Como se tornar uma doadora?
Interessadas em doar ou que necessitem de orientações sobre aleitamento podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano (BLH) ou o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) mais próximo. O cadastro também pode ser realizado pelo Disque Saúde 160, na opção 4, pelo site Amamenta Brasília ou pelo Portal Cidadão do DF.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) oferece apoio logístico para o processo. A corporação realiza a coleta domiciliar e o transporte seguro do leite doado até os bancos de leite.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.












