Por Kleber Karpov
Durante o período de carnaval, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a rede estadual de saúde do Rio de Janeiro registrou uma média de cinco atendimentos por hora de pacientes com sintomas relacionados ao calor. O levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), divulgado nesta quinta-feira (19/Fev), indica ainda que 647 pessoas procuraram as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estaduais devido às altas temperaturas, que causaram diversos problemas de saúde nos foliões.
Os principais sintomas relatados pelos pacientes incluíam dor de cabeça, tontura, náuseas, pele quente e seca, pulso acelerado e temperatura corporal elevada. Casos mais graves envolveram distúrbios visuais, confusão mental, taquicardia, desidratação, insolação e desequilíbrio hidroeletrolítico. As unidades localizadas em Realengo, Botafogo e Irajá foram as que registraram maior frequência de atendimentos por essa causa.
No total, as 27 UPAs da rede estadual realizaram 27.433 atendimentos durante os dias de folia, o que representa um aumento de 2,05% em comparação com o carnaval do ano anterior. Além das queixas motivadas pelo calor, as principais ocorrências foram dores em geral e gastroenterite. As unidades de Mesquita, Campo Grande I e Nova Iguaçu (Botafogo) concentraram o maior número de pacientes no período.
Ocorrências do SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da capital, único do estado operado diretamente pela SES-RJ, também teve alta demanda. Foram registrados 3.262 atendimentos, com maior concentração de ocorrências nos bairros de Campo Grande, Centro, Copacabana, Santa Cruz e Guaratiba.
Diferentemente das UPAs, os principais motivos para acionamento do Samu foram casos cardiovasculares e neurológicos, além de quedas da própria altura. O serviço foi fundamental para prestar os primeiros socorros e encaminhar pacientes para unidades de maior complexidade quando necessário.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.












