647 pacientes procuraram UPAs, por conta do calor, durante período do carnaval no Rio de Janeiro

Por Kleber Karpov

Durante o período de carnaval, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a rede estadual de saúde do Rio de Janeiro registrou uma média de cinco atendimentos por hora de pacientes com sintomas relacionados ao calor. O levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), divulgado nesta quinta-feira (19/Fev), indica ainda que 647 pessoas procuraram as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estaduais devido às altas temperaturas, que causaram diversos problemas de saúde nos foliões.

Os principais sintomas relatados pelos pacientes incluíam dor de cabeça, tontura, náuseas, pele quente e seca, pulso acelerado e temperatura corporal elevada. Casos mais graves envolveram distúrbios visuais, confusão mental, taquicardia, desidratação, insolação e desequilíbrio hidroeletrolítico. As unidades localizadas em Realengo, Botafogo e Irajá foram as que registraram maior frequência de atendimentos por essa causa.

No total, as 27 UPAs da rede estadual realizaram 27.433 atendimentos durante os dias de folia, o que representa um aumento de 2,05% em comparação com o carnaval do ano anterior. Além das queixas motivadas pelo calor, as principais ocorrências foram dores em geral e gastroenterite. As unidades de Mesquita, Campo Grande I e Nova Iguaçu (Botafogo) concentraram o maior número de pacientes no período.

Ocorrências do SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da capital, único do estado operado diretamente pela SES-RJ, também teve alta demanda. Foram registrados 3.262 atendimentos, com maior concentração de ocorrências nos bairros de Campo Grande, Centro, Copacabana, Santa Cruz e Guaratiba.

Diferentemente das UPAs, os principais motivos para acionamento do Samu foram casos cardiovasculares e neurológicos, além de quedas da própria altura. O serviço foi fundamental para prestar os primeiros socorros e encaminhar pacientes para unidades de maior complexidade quando necessário.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Manifestantes pedem bomba atômica dos EUA no Brasil em ato de Flávio Bolsonaro

Por Kleber Karpov Apoiadores do candidato à Presidência da República...

Desmatamento atinge menor nível histórico na Amazônia e no Cerrado

Por Kleber Karpov O ministro do Meio Ambiente e Mudança...

Trabalho infantil cai 9,2% no Brasil e atinge 1,5 milhão de jovens em 2025

Por Kleber Karpov O contingente de crianças e adolescentes de...

Lula eleva para R$ 450 milhões repasse para inovação das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste

Por Kleber Karpov A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação,...

Celina Leão participa de corrida no Parque da Cidade e convoca eleitores para votação

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Celina Leão lidera motocarreata em Brasília e convoca militância para reta final

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Lula com 46,4% ultrapassa Flávio Bolsonaro com 44,6% e mantêm empate técnico no segundo turno

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Destaques

Manifestantes pedem bomba atômica dos EUA no Brasil em ato de Flávio Bolsonaro

Por Kleber Karpov Apoiadores do candidato à Presidência da República...

Desmatamento atinge menor nível histórico na Amazônia e no Cerrado

Por Kleber Karpov O ministro do Meio Ambiente e Mudança...

Trabalho infantil cai 9,2% no Brasil e atinge 1,5 milhão de jovens em 2025

Por Kleber Karpov O contingente de crianças e adolescentes de...

Lula eleva para R$ 450 milhões repasse para inovação das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste

Por Kleber Karpov A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação,...

Pesquisa Igape: Celina Leão lidera disputa ao GDF com 60,7% dos votos válidos contra 39,3% de Leandro Grass

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...