Por Kleber Karpov
Na tarde de sexta-feira (13/Fev), dois agentes de trânsito rodoviário do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) foram acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO) para atender a um sinistro com vítimas no Km 21 da DF-003 (Epia), sentido sul, próximo à Candangolândia, onde uma motocicleta vermelha Yamaha com placa de Timon (MA) foi retirada de circulação por acumular pendências financeiras superiores a R$ 297 mil, resultantes de tributos, encargos e 819 autos de infração, além de ter o licenciamento vencido desde 2008 e ser conduzida por um motorista sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A ação do DER-DF ocorreu após um acidente envolvendo um carro e a motocicleta. Durante as consultas de praxe no local, os agentes identificaram a situação irregular do veículo. As pendências financeiras abrangiam débitos e uma quantidade expressiva de infrações de trânsito, que totalizavam 819 registros.
As infrações incluíam excesso de velocidade (em até 20% e 50% acima do limite permitido), avanço de sinal vermelho, circulação em acostamento e em faixas exclusivas. A ausência de CNH por parte do condutor foi um agravante adicional às irregularidades constatadas, elevando o risco à segurança viária.
O motociclista envolvido no acidente recebeu os primeiros socorros no local. Devido a um ferimento na perna, ele foi encaminhado ao Hospital de Base, contando com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A motocicleta foi imediatamente removida para o depósito do órgão.
Segurança viária
O incidente sublinha a problemática da condução de veículos sem a devida habilitação e do descumprimento reiterado das normas de trânsito. Essa combinação de fatores aumenta consideravelmente a probabilidade de acidentes, colocando em risco não apenas o próprio condutor, mas também pedestres e outros motoristas que utilizam as vias públicas.
A fiscalização desempenha um papel fundamental na identificação e remoção de veículos e condutores que representam uma ameaça à segurança. A retirada de circulação de automóveis em condições irregulares, como o caso da moto Yamaha, visa proteger a vida e a integridade de todos no trânsito do Distrito Federal.
“O caso evidencia como a condução sem habilitação, aliada ao descumprimento reiterado das normas de trânsito, potencializa acidentes e coloca em risco não apenas o condutor, mas também pedestres e outros motoristas. A fiscalização é importante para identificar e retirar de circulação veículos e condutores que representam ameaça à segurança nas vias do Distrito Federal.”
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










