Por Kleber Karpov
Moradores do Gama e Santa Maria, no Distrito Federal, devem receber duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), proveninete de um investimento de aproximadamente R$ 16,4 milhões por parte do Governo do Distrito Federal. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (03/Fev) e tem por finalidade beneficiar aproximadamente 18 mil usuários, com ampliação da capacidade de atendimento. Consequentemente, a iniciativa deve aumentar a oferta de Equipes de Saúde da Família (ESF), farmácia e vacinação, em resposta ao crescimento populacional das regiões.
As futuras unidades básicas, que abrangem a UBS 10 no Gama, localizada na Ponte Alta Sul, e a UBS 11 em Santa Maria, foram estrategicamente instaladas em locais onde, anteriormente, apenas recebia ações volantes de saúde. Com a chegada de novas UBSs, a população deve deixar de se deslocar, por grandes distâncias, para consultas de acompanhamento de doenças crônicas ou para a obtenção de medicamentos essenciais.
Adicionalmente, a UBS 10 do Gama conta com um diferencial importante, com oferta, também, de atendimento odontológico à comunidade. Essa expansão de serviços nas próprias localidades demonstra um esforço contínuo para fortalecer a atenção primária à saúde e aumentar a acessibilidade dos cuidados.
A diretora de Atenção Primária à Saúde da Região Sul, Regiane dos Reis, enfatizou a relevância da presença permanente dessas unidades no território. “Estar presente no território de maneira permanente é muito importante. A equipe fica mais próxima da comunidade e conhece mais a necessidade dessa população”, disse.
O superintendente da Região de Saúde Sul, Willy Pereira, reforçou a necessidade de expandir a cobertura à medida que as localidades crescem. “À medida que as cidades vão crescendo, as equipes de saúde têm de chegar às pessoas”, afirmou. “Ficamos muito satisfeitos, pois essas entregas representam famílias bem-atendidas, representam vacinas e assistência farmacêutica, entre outros serviços.”
Aprovação popular
A comunidade local aguarda as novas unidades com grande expectativa e otimismo. A presidente do Conselho de Saúde de Santa Maria, Tereza Denise Bastos, expressou a satisfação dos moradores. “Hoje, a comunidade vê com muito entusiasmo a entrega desta unidade, sabendo que vai ter um atendimento de maior qualidade, por estar próximo de sua casa”, disse.
Já o presidente da associação dos moradores da Ponte Alta Sul, Antônio Francisco Costa Pinho, destacou a persistência da luta para a obtenção dessas instalações. “A luta dessa comunidade aqui para ter esse equipamento de saúde foi longa. Fizemos a reivindicação junto aos governadores que passaram, e finalmente tivemos esse equipamento bom, com toda a estrutura. A importância é imensurável, porque você vê a distância que eles têm de ter que deslocar para ir lá para o centro do Gama”, acrescentou.
A expansão da rede de atendimento básico no Distrito Federal tem sido notável nos últimos dois anos, com a inauguração de cinco novas unidades. Em dezembro de 2023, o Gama ganhou a UBS 7, que se tornou a maior do Distrito Federal, com capacidade para atender até 30 mil pessoas. Santa Maria, por sua vez, foi beneficiada com a UBS 4 em dezembro de 2024 e a UBS 9 em agosto de 2025, somando-se à nova UBS 11.
Willy Pereira celebrou o apoio contínuo do Governo do Distrito Federal e o compromisso de entregar as unidades já equipadas com todos os serviços essenciais. As informações detalhadas para a reportagem foram fornecidas pela Secretaria de Saúde.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
.











