Por Kleber Karpov
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) confirmou, nesta terça-feira (13/Jan), o segundo caso de mpox da variante do grupo Ib no estado. O paciente é um homem de 39 anos, residente em Portugal, que apresentou os primeiros sintomas no final de dezembro. O caso foi identificado na capital paulista e tratado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
O homem permaneceu internado por um dia na unidade de saúde e já retornou ao país de origem. A pasta estadual informa que realiza o rastreamento de possíveis infectados, mas a situação está sob controle.
“Até o momento, não há registro de pessoas com sintomas entre os contatos identificados no local de hospedagem do paciente”, disse a secretaria, em nota.
Este é o segundo registro da variante Ib — considerada mais agressiva e letal — no estado de São Paulo em 2025. O primeiro caso ocorreu em uma mulher de 29 anos, que evoluiu para a cura após o tratamento.
Sintomas e transmissão
A mpox é uma doença zoonótica viral do mesmo gênero da varíola humana. A transmissão para humanos ocorre pelo contato direto com pessoas infectadas, materiais contaminados ou animais silvestres portadores do vírus.
Os sinais clínicos incluem erupções cutâneas ou lesões na pele, inchaço dos linfonodos (ínguas), febre, dor de cabeça e dores no corpo. O quadro pode apresentar ainda calafrios e fraqueza generalizada.
A recomendação oficial é que pessoas com sintomas compatíveis procurem imediatamente uma unidade de saúde para avaliação. O isolamento e a restrição de contato próximo com outras pessoas são medidas essenciais para conter a disseminação do vírus.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











