Por Kleber Karpov
A Justiça do Maranhão determinou a prisão do prefeito Paulo Curió (União Brasil), da vice-prefeita Tânia Mendes e dos 11 vereadores de Turilândia nesta quarta-feira (24/Dez). O Ministério Público investiga a cúpula política por organização criminosa, lavagem de dinheiro e desvios de 56 milhões de reais. A operação do Grupo de Ação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) revelou fraudes em 95% das licitações municipais desde 2021.
O prefeito Paulo Curió e a primeira-dama Eva Curió se apresentaram à polícia após o período de buscas. A ex-vice-prefeita Janaína Lima e o contador da administração municipal também se entregaram às autoridades em São Luís. Agentes localizaram mais de dois milhões de reais em espécie na residência de familiares de um médico investigado por agiotagem no esquema.
Mecânica da fraude
A responsável pelos pregões eletrônicos admitiu que fraudou a quase totalidade das licitações do município. Clementina de Jesus Pinho afirmou que as irregularidades ocorriam por determinação direta do prefeito para benefício próprio. O Ministério Público identificou que o grupo utilizava um posto de combustíveis para simular abastecimentos e lavar os recursos desviados dos cofres públicos.
“Dito por ela, 95% das licitações foram fraudadas de acordo com a determinação do Paulo Curió. E ela trouxe um dado muito interessante, ela fazia isso para ganhar mimos, ganhar presentes, ganhar algo espúrio”, disse Fernando Berniz.
Sucessão municipal
O presidente da Câmara, José Luís Araújo, deve assumir o comando da prefeitura de Turilândia nos próximos dias. A decisão judicial converteu a prisão de seis vereadores para o regime domiciliar com o monitoramento por tornozeleira eletrônica. Cinco parlamentares continuam foragidos e são procurados pela Polícia Militar em todo o estado do Maranhão.
O Ministério Público analisa a viabilidade de uma intervenção estadual na cidade para manter a prestação de serviços básicos. O Procurador-Geral de Justiça deve avaliar se os requisitos legais para o afastamento definitivo dos eleitos se encontram preenchidos. A defesa de Paulo Curió afirmou que o gestor se mantém à disposição para prestar esclarecimentos sobre as contas públicas.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










