Ministério da Saúde reforça vigilância contra variante K da Influenza

Identificação de quatro casos do vírus no Brasil motiva alerta para prevenção e vacinação

Por Kleber Karpov

O Ministério da Saúde intensificou as ações de vigilância do vírus da Influenza A (H3N2), com foco no subclado K, em resposta a um alerta epidemiológico internacional. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) relatou um aumento de internações por gripe no hemisfério norte associadas a esta cepa específica. No Brasil, as autoridades sanitárias confirmaram quatro diagnósticos da variante, o que exige atenção redobrada da rede de saúde.

Os registros oficiais apontam a identificação de um caso importado no Pará, relacionado a viagem internacional. Outros três casos foram detectados no Mato Grosso do Sul e permanecem sob investigação para determinar a origem da transmissão. A pasta monitora o cenário para conter a disseminação e preparar a resposta assistencial.

Eficácia da imunização

A pasta assegura que os imunizantes ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) garantem proteção contra as formas graves da doença, inclusive aquelas provocadas pelo subclado K. O governo alerta que a baixa adesão vacinal, fenômeno observado na América do Norte, favorece a circulação viral.

“As vacinas disponibilizadas pelo SUS protegem contra formas graves da gripe, inclusive as causadas pelo subclado K. Os grupos mais vulneráveis ao vírus são os mesmos já contemplados como prioritários na campanha de vacinação”, informou o Ministério da Saúde em nota.

Estratégias de tratamento

Além da vacina, a rede pública disponibiliza antivirais específicos para o tratamento da gripe. A medicação é indicada prioritariamente para grupos de risco e funciona como estratégia complementar para evitar o agravamento do quadro clínico e reduzir a necessidade de hospitalização.

Perfil da variante

As evidências científicas atuais não indicam que o subclado K provoque casos mais graves do que outras variantes. O comportamento observado no exterior aponta para uma circulação mais intensa e antecipada do vírus. Os sintomas permanecem os mesmos: febre, dor no corpo, tosse e cansaço. A recomendação sanitária inclui o uso de máscaras por sintomáticos e a higienização frequente das mãos.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

TCDF aponta sobrepreço em contrato de R$ 6,2 milhões e cobra devolução milionária por abrigos de ônibus

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

TCDF abre inscrições para curso de Formação para Conselheiros de Saúde do DF

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

Maratona do TCDF destaca experiências de sucesso e soluções para aprimorar a gestão da saúde pública

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...