24.5 C
Brasília
29 jan 2026 11:44

Bye bye Magnitsky: “Verdade prevaleceu” afirma Alexandre de Moraes sobre fim de sanções dos Estados Unidos 

Ministro do STF teve nome retirado da Lei Magnitsky; agradece diplomacia do presidente Lula

Por Kleber Karpov

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comemorou a revogação das sanções econômicas impostas pelo governo dos Estados Unidos contra ele (12/Dez). A medida retirou o nome do ministro, de sua esposa Viviane Barci de Moraes e da empresa Lex – Instituto de Estudos Jurídicos da lista da Lei Magnitsky. Moraes agradeceu a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela diplomacia brasileira, que convenceu o governo do presidente Donald Trump a revogar as sanções.

Moraes manifestou a satisfação durante o lançamento do canal SBT News, em São Paulo, evento que também contou com a presença de Lula. O ministro afirmou que “a verdade prevaleceu” no processo de revogação. As sanções foram aplicadas em julho deste ano, após o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) atuar junto às autoridades norte-americanas para retaliar Moraes em decorrência de decisões tomadas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Impacto da retirada das sanções

O ministro Alexandre de Moraes classificou a retirada das sanções como uma vitória significativa para o Judiciário brasileiro. A decisão representa um triunfo da soberania nacional e da democracia do país, segundo o ministro.

Moraes garantiu que o Poder Judiciário brasileiro “não se vergou a ameaças, coações e não se vergará, e continuará com imparcialidade, seriedade e coragem”.

O ministro também avaliou que o Brasil demonstra força institucional a outras nações. Segundo ele, o país “chega ao final do ano dando exemplo de democracia e força institucional a todos os países do mundo”.

As sanções da Lei Magnitsky preveem o bloqueio de contas, ativos e aplicações financeiras nos Estados Unidos, a proibição de transações com empresas americanas no Brasil e o impedimento de entrada no país. O impacto da medida foi reduzido, pois Moraes não possui bens ou contas em bancos sediados no país norte-americano, nem tem o costume de viajar para os Estados Unidos.

Críticas e ações judiciais

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o deputado federal Eduardo Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal pelo crime de coação no curso do processo, em razão da atuação do parlamentar junto às autoridades norte-americanas. O deputado virou réu no STF no mês de novembro.

Após o anúncio da retirada das sanções, Eduardo Bolsonaro e o blogueiro Paulo Figueiredo, que também é réu por fomentar as sanções, declararam receber a notícia da revogação com “pesar”.

Os dois afirmaram lamentar que “a sociedade brasileira, diante da janela de oportunidade que teve em mãos, não tenha conseguido construir a unidade política necessária para enfrentar seus próprios problemas estruturais”. Eles concluíram que a falta de coesão interna e o apoio insuficiente às iniciativas conduzidas no exterior contribuíram para o agravamento da situação.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

Destaques

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...