18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:27

Voluntariado alivia dor e melhora tratamento de crianças com doenças crônicas

Estudo do CEUB revela que atividades lúdicas reduzem ansiedade e aumentam autoestima de pacientes

Por Kleber Karpov

Uma pesquisa conduzida por estudantes de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB) revela que o convívio com voluntários em hospitais e instituições de saúde melhora o bem-estar emocional e a qualidade de vida de crianças com doenças crônicas. O estudo, divulgado (05/Nov), analisou o impacto do voluntariado em crianças com câncer, deficiência auditiva e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Distrito Federal, concluindo que a interação devolve a elas o prazer de viver a infância.

Impacto no tratamento

O estudo, intitulado “Impacto do trabalho voluntário na qualidade de vida de crianças portadoras de doenças crônicas na perspectiva de seus responsáveis”, foi desenvolvido pelas alunas Ana Victória Amaral e Larissa Maciel. Elas entrevistaram responsáveis por crianças que participam de projetos de voluntariado em instituições do DF.

Os resultados apontam que o convívio amplia a socialização e fortalece a autoestima de meninos e meninas que enfrentam longos períodos de tratamento. As autoras identificaram as atividades lúdicas e artísticas como principal fator das mudanças. “O brincar foi entendido como uma ferramenta de resiliência e comunicação emocional, não mera recreação”, explicaram Ana Victória e Larissa.

Baseadas no conceito de “espaço potencial”, do psicanalista Donald Winnicott, as pesquisadoras indicam que o ato de brincar cria um território simbólico onde a criança elabora o sofrimento. Um dos relatos destacados foi o de uma menina em tratamento oncológico que, após uma atividade, “abraçou a própria carequinha pela primeira vez depois da quimioterapia”.

Alívio para cuidadoras

A pesquisa revela que o impacto positivo do voluntariado se estende aos familiares. A professora Tania Inessa, orientadora do estudo e docente de Psicologia e Medicina do CEUB, aponta que a presença dos voluntários representa um “respiro” na rotina de cuidados, especialmente para mães solo.

“As mães relatam que ver os filhos sorrindo pela primeira vez na semana, trocar experiências e sentir-se acolhidas por outras mulheres foi transformador”, relatou Tania Inessa.

A orientadora defende que o trabalho voluntário deve ser compreendido como parte integrante da rede de atenção à saúde, e não apenas como caridade. “O adoecimento é um fenômeno complexo, que envolve dimensões biológicas, sociais e emocionais. O voluntariado cria espaços de convivência e troca que fortalecem o cuidado integral”, explicou.

Humanização da medicina

No estudo, as estudantes destacam que fé, esperança e resiliência são pilares que sustentam essas cuidadoras. O voluntariado, ao criar laços e promover a escuta ativa, reaviva o sentido de comunidade nos hospitais. “O voluntariado nos faz voltar à essência da medicina: servir ao outro sem esperar nada em troca”, resumiram as alunas.

Como próximos passos, as autoras pretendem ampliar a pesquisa e estimular parcerias entre universidades, hospitais e organizações sociais. “Quanto mais habilidades temos, mais podemos ajudar as pessoas. O voluntariado é uma filosofia de vida que humaniza a profissão e transforma quem serve e quem é servido”, concluíram as futuras médicas.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...