20.5 C
Brasília
07 dez 2025 18:26

Pesquisa deve mapear perfil sociodemográfico da violência contra a mulher no DF

Governo do Distrito Federal inicia (03/Nov) um levantamento inédito com cinco mil pessoas, em parceria com IPEDF e Secretaria da Mulher, para fornecer dados concretos que subsidiem políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero

Por Kleber Karpov

O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, nesta segunda-feira (3/Nov), a pesquisa “Panorama da Violência contra a Mulher no Distrito Federal”. A iniciativa tem o propósito de mapear o perfil sociodemográfico das vítimas de violência doméstica na capital, com o objetivo de gerar dados que subsidiem a formulação de ações e políticas públicas mais eficazes. A coleta de dados será realizada presencialmente em todas as trinta e cinco regiões administrativas do DF, e está prevista para ser concluída em 11 de novembro.

O levantamento está ser conduzido pelo diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), Manoel Clementino Barros Neto, em colaboração com a Vice-Governadoria e a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF). A pesquisa ouvirá um total de cinco mil pessoas, entre homens e mulheres.

O estudo não deve se limitar a traçar o perfil das vítimas, além de investigar o contexto completo em que as situações de violência doméstica ocorrem. Entre os fatores a serem analisados, estão a presença de testemunhas, a autonomia financeira das mulheres, as vulnerabilidades ligadas às condições de trabalho, a existência de uma rede de apoio e a presença de filhos.

Ademais, a pesquisa irá mensurar o grau de concordância da população com as políticas públicas existentes. O foco da avaliação será a proteção das vítimas e a promoção da equidade de gênero de forma mais ampla na sociedade.

Vozes da gestão

A vice-governadora, Celina Leão, destacou a importância da pesquisa como um alicerce para ações futuras. “Essa pesquisa representa um avanço importante no enfrentamento à violência de gênero em nossa capital”, afirmou ela. “Ao detalhar o perfil sociodemográfico das vítimas, estabelecemos um alicerce sólido para a formulação de políticas públicas mais eficazes, visando assegurar a vida e a segurança das mulheres no Distrito Federal”, disse Celina Leão, reforçando o compromisso do governo em transformar o DF no “melhor lugar para nascer menina e crescer mulher”.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou a necessidade de uma compreensão profunda do problema para um combate efetivo. “Compreender as múltiplas faces da violência é fundamental para enfrentá-la de forma eficaz. Esse estudo vai nos permitir enxergar a realidade das mulheres do Distrito Federal com mais profundidade, entender suas necessidades e fortalecer as políticas públicas que salvam vidas”, explicou a secretária, acrescentando que a pesquisa representa “mais um passo do GDF no compromisso de proteger, acolher e garantir direitos às mulheres”.

O diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino Barros Neto, salientou o papel técnico do Instituto. “Ao colocar esta pesquisa em campo, o IPEDF reafirma seu compromisso em fornecer inteligência de dados para orientar decisões públicas estratégicas. Com um diagnóstico sólido da violência contra a mulher no DF, o governo fortalece sua capacidade de responder com agilidade e responsabilidade, transformando conhecimento em ação concreta para proteger vidas”, concluiu Barros Neto.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Destaques

Ação leva serviços de saúde e cidadania a moradores do Núcleo Rural Capoeira do Bálsamo

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Herdeiros da família Caiado mantêm ocupação em área quilombola em Santo Antônio do Descoberto e descumprem decisão do STF

Por Kleber Karpov Mesmo com determinação do Supremo Tribunal Federal...

Ministro da Saúde lança vacinação contra vírus sincicial respiratório em São Paulo

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, oficializou...

GDF avança na reforma do Estádio Augustinho Lima com novo sistema de drenagem

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) executa...

Governador Ibaneis Rocha sanciona mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo em Ceilândia

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...