Por Kleber Karpov
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) iniciou no sábado (01/Nov) uma ampla campanha de conscientização e prevenção para alertar a população sobre o elevado risco que os portadores de diabetes têm de desenvolver a retinopatia diabética. Essa doença ocular, que afeta os vasos sanguíneos da retina, pode levar o paciente à perda parcial ou total da capacidade visual.
A mobilização, que se estenderá por todo o mês de novembro, começou com uma maratona online de conscientização. Ela será seguida por um calendário de mutirões de atendimentos em diversas regiões do país, cujo foco é o diagnóstico e o tratamento precoces.
comprometimento visual
Segundo dados apresentados pelo CBO, estudos recentes indicam que quatro em cada cinco pacientes crônicos de diabetes correm o risco de desenvolver algum grau de comprometimento pela retinopatia. A retina é considerada o alvo principal desta iniciativa de conscientização.
Os mutirões presenciais, organizados por município em diferentes localidades, podem ser pesquisados diretamente no site oficial da campanha. No ambiente digital, o público poderá acompanhar a programação ao vivo ao longo do fim de semana, por meio do canal do CBO no YouTube.
Para complementar a campanha, o site oficial da iniciativa, nomeada “24 Horas pelo Diabetes”, será atualizado durante o mês de novembro. Serão disponibilizados vídeos, podcasts e depoimentos, com o objetivo de reforçar o apoio à prevenção.
Acompanhamento
A diabetes é uma das doenças crônicas de maior prevalência no Brasil, atingindo mais de dezesseis milhões de pessoas, o que representa cerca de sete por cento da população total. Seu controle e acompanhamento podem ser realizados de forma gratuita em todas as unidades básicas de saúde, espalhadas pelo território nacional.
O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece, de forma gratuita, materiais necessários para a medição e para o controle da doença. O diabetes é uma condição que pode gerar diversas complicações metabólicas e circulatórias, o que inclui o agravamento de outras patologias, como demências e doenças metabólicas, além do risco de levar à morte se o tratamento adequado for negligenciado.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










