Por Kleber Karpov
O Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh), unidade da rede pública do Distrito Federal, recebeu um investimento de quase meio milhão de reais para melhorias e revitalizações em sua estrutura. As obras, iniciadas em janeiro deste ano, visam ampliar o serviço aos usuários, garantir a acessibilidade e melhorar o conforto da unidade, que é referência no tratamento de casos graves das três comorbidades.
O investimento foi empregado em diversas frentes estruturais. Entre as melhorias estão a substituição das cadeiras de podologia do Ambulatório do Pé Diabético, a troca completa das redes elétrica e hidráulica, a reforma dos telhados e a substituição dos pisos do salão externo, além de uma pintura geral.
O foco na acessibilidade foi priorizado na obra. Todo o calçamento externo foi reconstruído para garantir o acesso seguro, incluindo o alargamento das faixas de pedestres, a instalação de rampas de acesso e rebaixamentos de meio-fio. A unidade também recebeu novas portas e janelas em blindex.
Ampliação e reações
As modificações internas possibilitaram a construção de três novas salas, que serão destinadas ao acolhimento e à assistência de enfermagem. A revitalização também alcançou o espaço de convivência, um salão externo utilizado para atividades em grupo com os pacientes.
Ilda Modesto, de 66 anos, que conheceu o serviço neste mês, acompanha o filho Lucas Modesto, 35, em tratamento de Diabetes Autoimune Latente do Adulto (Lada). O paciente teve a segunda consulta com a equipe multiprofissional do centro, após encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. “Nós ficamos encantados desde a primeira vez que viemos aqui”, conta a mãe.
A gerente substituta do Cedoh, Cássia Regina Luz, afirmou que as melhorias também motivam os profissionais. “Essas adequações ocorrem e a gente fica com mais vontade de cuidar e de melhorar. Um lugar bem cuidado pede que continue sendo cuidado”, afirma Cássia Regina Luz.
Atendimento especializado
O Cedoh atua desde 2017 como a referência especializada na rede pública para consultas ambulatoriais de casos graves de diabetes, obesidade e hipertensão arterial.
Para a realização da primeira consulta na unidade, é necessário que o usuário seja encaminhado por uma UBS por meio do Sistema de Regulação. O acesso depende do cumprimento dos critérios estabelecidos na nota técnica da endocrinologia para as referidas doenças.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










