Por Kleber Karpov
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na segunda-feira (20/Out), que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 passará a utilizar os resultados das três últimas edições do Exame Nacional do Ensio Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025. A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas terá como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso, desde que o participante não tenha sido treineiro. A novidade foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A mudança consta no Edital nº 22/2025, referente à adesão de instituições de educação superior públicas e gratuitas ao processo seletivo do Sisu 2026. A íntegra do documento está disponível na página do Sisu do Portal de Acesso Único.
Adesão das Instituições
O período para as instituições de educação superior (IES) interessadas em participar do Sisu 2026 aderirem ao sistema será de 27 de outubro a 28 de novembro. Todos os procedimentos deverão ser efetuados exclusivamente por meio da plataforma Sisu Gestão.
Para preencher o termo de adesão, as instituições precisam ter encerrado no Sisu Gestão a ocupação de vagas referentes à última edição do processo seletivo da qual participaram. Durante o período de adesão, a instituição poderá reabrir o termo eventualmente assinado e alterar as condições de sua participação, sendo consideradas as informações constantes no termo mais recente assinado.
Oferta de Vagas
A instituição de educação superior interessada em emitir o termo de adesão deverá observar a oferta mínima de duas vagas em cada curso e turno em que desejar participar. Independentemente do número de vagas ofertadas no curso e turno, do resultado dos cálculos para a reserva de vagas ou de políticas específicas de ações afirmativas, será garantida no mínimo uma vaga de ampla concorrência.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










