21.5 C
Brasília
07 dez 2025 16:18

63,5% dos partos em duas das maiores maternidades públicas do DF são de mães do Entorno

Hospitais do Gama e Santa Maria atendem mais gestantes goianas que brasilienses; consolidam-se referência em atendimento especializado e humanizado

Por Kleber Karpov

Dados do Painel Infosaúde, da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), revelam que 63,5% dos partos realizados nos hospitais regionais do Gama (HRG) e de Santa Maria (HRSM) entre janeiro e agosto de 2025 foram de mães residentes em cidades do Entorno goiano. Das 5.098 pacientes atendidas nas duas unidades, 3.240 vieram de municípios de Goiás, consolidando as maternidades do DF como referência em atendimento para a região.

Thayane Pereira Silva, moradora da Cidade Ocidental (GO), exemplifica essa demanda. Ao descobrir que seu filho Artur nasceria prematuro, com apenas 34 semanas, ela optou pelo Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) após ouvir boas recomendações. O parto, realizado por cesariana, foi acompanhado por profissionais de diversas áreas.

“No início, recebi grande apoio da fisioterapia para tentar o parto normal e fui acompanhada de perto durante todo o processo. A cada troca de plantão, os profissionais me trataram com carinho e atenção. Foi, de fato, uma experiência surpreendente”, conta Thayane Pereira Silva.

A maternidade do HRSM, hospital administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), é referência em gestações de alto risco. A unidade dispõe de estrutura com 12 leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), leitos exclusivos para estabilização materna e recuperação pós-anestésica, três salas cirúrgicas e um espaço terapêutico.

Uma equipe multiprofissional, que inclui enfermeiras obstetras, médicas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogas e assistentes sociais, garante o cuidado integral às gestantes.

“O Hospital Regional de Santa Maria é exemplo de como uma gestão eficiente pode transformar realidades. Hoje, conseguimos acolher gestantes de alto risco com qualidade, segurança e humanidade. Cada parto realizado aqui representa não só um nascimento, mas também a confiança de famílias inteiras no trabalho desenvolvido pelo IgesDF e pelo Governo do Distrito Federal”, ressalta o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro.

Volume de Atendimentos

Fonte: IGESDF

A força desse acolhimento reflete-se nos números gerais. Entre janeiro e agosto de 2025, todas as maternidades públicas do Distrito Federal registraram mais de 21,6 mil partos.

No HRG, o percentual de pacientes do Entorno foi de 72,1%. A unidade realizou 2.555 partos no período, sendo 1.842 de mulheres residentes em Goiás e 713 de brasilienses.

No HRSM, o total de partos atingiu 2.543. Deste número, 1.398 pacientes vieram de municípios vizinhos (55%) e 1.144 eram moradoras do DF. As cidades goianas que mais recorrem a essas duas unidades são Valparaíso de Goiás (1.024), Luziânia (886), Novo Gama (793) e Cidade Ocidental (446).

Para o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, esses números mostram a importância da rede pública de saúde do DF para milhares de famílias do Entorno.

“É um desafio grande, mas que reforça o papel do DF como referência em atendimento especializado e humanizado. Estamos investindo em estrutura, tecnologia e profissionais para garantir que cada mãe e cada bebê tenham a assistência necessária”, revela Cavalcante.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Ação leva serviços de saúde e cidadania a moradores do Núcleo Rural Capoeira do Bálsamo

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Herdeiros da família Caiado mantêm ocupação em área quilombola em Santo Antônio do Descoberto e descumprem decisão do STF

Por Kleber Karpov Mesmo com determinação do Supremo Tribunal Federal...

Ministro da Saúde lança vacinação contra vírus sincicial respiratório em São Paulo

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, oficializou...

GDF avança na reforma do Estádio Augustinho Lima com novo sistema de drenagem

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) executa...

Governador Ibaneis Rocha sanciona mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo em Ceilândia

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...