20.5 C
Brasília
07 mar 2026 04:53

Relatório inédito cobra regulamentação de lei de saúde mental nas escolas

Frente Parlamentar da Saúde Mental e IEPS apontam avanços na atenção psicossocial, mas destacam necessidade de fortalecer Programa Saúde na Escola (PSE) e ampliar equipes

Por Kleber Karpov

A Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental (FPSM) e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) divulgaram, nesta quarta-feira (15/Out), um monitoramento inédito sobre a implementação da Lei nº 14.819/2024, que instituiu a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. O levantamento aponta a existência de mais de 30 programas estaduais e municipais, mas revela que a ausência de uma regulamentação federal e de financiamento adequado são os principais desafios para a consolidação da política.

Diagnóstico nacional

Realizado entre janeiro e julho de 2025, o estudo acompanhou a execução da lei nas 27 unidades federativas e capitais, obtendo respostas de 18 delas, o que representa uma cobertura de 67% do território nacional. Embora nenhum estado tenha uma lei própria totalmente alinhada à legislação federal, diversas iniciativas locais avançam na promoção da saúde mental, como os programas Coração de Estudante (AL), Entre-Laços (PE), APOIE (ES) e Escola Escuta (PR).

O relatório confirma que o Programa Saúde na Escola (PSE) se consolidou como o principal eixo para a execução das ações de cuidado psicossocial. No entanto, o documento alerta que a simples adesão ao PSE não garante a efetividade da política, sendo necessário fortalecer a estrutura institucional, ampliar as equipes multiprofissionais e aprimorar os sistemas de monitoramento.

Recomendações prioritárias

Com base no diagnóstico, o relatório propõe sete medidas prioritárias para garantir que a lei se traduza em ações concretas nas escolas. A primeira é a regulamentação federal da Lei 14.819, seguida pelo fortalecimento do PSE como eixo estruturante. O estudo também recomenda a ampliação de equipes com psicólogos e assistentes sociais, o desenvolvimento de indicadores específicos para a saúde mental escolar e a garantia de financiamento sustentável em todos os níveis federativos.

A coordenação da Frente Parlamentar da Saúde Mental afirmou que, embora a aprovação da lei tenha sido uma conquista, é preciso avançar. “O monitoramento mostra que há avanços importantes em todo o país, mas é fundamental garantir que a lei se transforme em política viva nas escolas, com recursos, equipes e compromisso permanente com o cuidado”, conclui a nota da FPSM.

Leia aqui o relatório completo do Monitoramento Nacional da Implementação da Lei 14.819/2024.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...