Por Kleber Karpov
Distrito Federal vive três meses bola rolando e emoção nas categorias base. Festival Esportivo BSB, iniciado em 27 de setembro, segue até fim Dezembro, reunindo mais 70 jogadores em cinco categorias: Fraldinha, Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil. Ao todo, 286 jogos serão realizados, com grande final marcada para Estádio Bezerrão, no Gama, em evento que se anuncia como celeiro talento em uma capital carente de craques.
Promovido pelo Instituto Sociocultural Humanidade Diversificada e Unida (HDUN), com apoio Secretaria Esporte e Lazer DF, festival é considerado torneio base mais tradicional da região. Iniciativa busca incentivar hábitos saudáveis, fortalecer cidadania e abrir portas para novos talentos do futebol, um papel social que deveria ser prioritário para qualquer governo.

Esporte forma cidadãos
Partidas acontecem em diferentes campos DF e Entorno: Cruzeirinho, Alvorada e Arena 50 (Gama), Arena DVO (Santa Maria), Campo Gramadinho (Brazlândia), Gedel e CP (Luziânia) e Centro Poliesportivo Municipal Céu Azul (Valparaíso).
Renato Junqueira, secretário Esporte e Lazer DF, destacou a importância competição para fortalecimento futebol base. “O Festival Esportivo BSB é mais do que um campeonato. É um espaço de inclusão, de formação de cidadãos e de descoberta de talentos que podem, no futuro, representar Brasília e o Brasil. Governo Distrito Federal apoia e valoriza iniciativas que levam esporte para as comunidades e transformam vida crianças e jovens por meio prática esportiva.”
De acordo com organização, festival impactará diretamente 70 atletas a partir seis anos idade e mobilizará cerca 700 pessoas entre familiares, amigos e comunidade, que acompanham cada rodada e tornam evento ainda mais vibrante, dando cores a uma modalidade que insiste em sobreviver a despeito da pouca estrutura oficial.
Serviço: Festival Esportivo BSB
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










