Por Kleber Karpov
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) promoveu, no sábado (27/Set), a primeira edição do projeto “Em Todas as Cores: Saúde Mental e Saúde Integral”, em Vicente Pires, reunindo mais de 200 pessoas. A iniciativa, organizada pela Coordenação de Políticas de Proteção e Promoção de Direitos e Cidadania LGBT (CoorLGBT), focou na importância do cuidado com a saúde mental da comunidade LGBTQIAPN+, aproveitando o encerramento da campanha Setembro Amarelo para oferecer debates e serviços gratuitos.

O encontro abordou temas como inclusão e empregabilidade, destacando que o público LGBTQIAPN+ continua a ser um dos mais afetados por transtornos como ansiedade, depressão e burnout. Tais condições são frequentemente motivadas por preconceito, assédio e exclusão no mercado de trabalho.
“Políticas públicas só fazem sentido quando chegam a todas as pessoas, sem distinção. Precisamos ouvir as necessidades da população e transformar isso em ações concretas que valorizem cada cidadão”, afirmou o titular da CoorLGBT, Eduardo Fonseca.
Acolhimento e serviços
Além dos debates, os participantes tiveram acesso a serviços de assistência jurídica, oficinas para elaboração de currículos, atendimento psicológico, auriculoterapia e avaliações físicas e nutricionais. Lorraine Macedo, 57, coordenadora do coletivo Força Trans, ressaltou a importância do acolhimento familiar como base para a saúde mental. “A transgeneridade não é uma escolha, é algo que nasce com a gente, e esconder quem somos adoece o corpo e a mente. Aconselho os pais a buscar informação para acolher seus filhos”, declarou.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, enfatizou que o cuidado integral com a saúde pressupõe o reconhecimento e o acolhimento da diversidade. “Saúde, educação, trabalho e dignidade são direitos básicos e precisam ser garantidos em rede, com governo, sociedade civil e movimentos sociais atuando juntos”, concluiu. O evento contou com o apoio de diversas instituições parceiras da sociedade civil e do setor privado.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










