Por Kleber Karpov
O programa Cidadania nas Escolas, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), completou dois anos em setembro com a marca de 17 mil alunos alcançados em 50 escolas públicas do Distrito Federal. A iniciativa leva ao ambiente escolar, por meio de atividades lúdicas, discussões sobre temas como bullying, violência de gênero, racismo e uso de drogas, com o objetivo de fortalecer a formação cidadã de crianças e adolescentes.
Desde sua criação, o projeto promove dinâmicas, cine-debates, jogos e teatros para abordar assuntos do cotidiano dos estudantes. “Eu aprendi que o cigarro e as bebidas alcoólicas trazem muitos problemas para a saúde, e se quero ser mais saudável, nunca devo fazer uso disso”, relatou Arthur Araújo, de oito anos, aluno da 3ª série da Escola Classe 17, em Ceilândia, após participar de uma atividade sobre prevenção ao uso de tabaco e álcool que reuniu mais de 100 estudantes.
Vozes de diferentes idades
As ações do programa são adaptadas para diferentes faixas etárias. Ana Cecília Castro, de 10 anos, participou de uma simulação sobre os efeitos do álcool na capacidade de leitura e afirmou que a experiência a fez refletir. “O álcool tira a nossa noção das coisas. Eu vou alertar meus familiares sobre o prejuízo que a bebida pode trazer para a vida deles”, contou.
Para os mais velhos, os temas são aprofundados. Heitor Sousa, estudante do 9º ano no Recanto das Emas, participou de um debate sobre violência no namoro. “Sem muita informação a gente não percebe o que está acontecendo. Agora, aprendi a abrir os olhos e a lidar com essas situações”, afirmou o jovem.
A pedagoga Kelli de Souza, que acompanha o programa, observa mudanças concretas no comportamento dos alunos. “Eles não só debatem na sala de aula, mas também levam o conhecimento para casa e compartilham com os familiares”, observou.
Transformação que vem da escola
A coordenadora do programa, Thalita Carrijo, aponta que a iniciativa tem encorajado os estudantes a buscarem ajuda. “Muitos alunos, depois de participar das dinâmicas, procuram professores e coordenadores para relatar situações que estão vivendo. Isso mostra a importância do programa, que oferece aos estudantes algo que ninguém pode tirar: o conhecimento”, destacou.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforça que o objetivo é capacitar os jovens a identificar riscos e agir. “Por meio de atividades simples, estamos ajudando os estudantes a se reconhecerem em situações críticas e a buscar ajuda quando necessário. O Cidadania nas Escolas ensina o verdadeiro significado da cidadania”, concluiu.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










