22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:27

Turismo: Brasília se consolida como capital de grandes eventos e impulsiona economia

Calendário com shows e competições atrai turistas e movimenta rede hoteleira e de serviços

Por Kleber Karpov

Brasília se consolida como um destino estratégico no mapa do turismo brasileiro, agora reconhecida como um polo para grandes eventos culturais, esportivos e de negócios. Somente na última semana, a capital sediou os Jogos da Juventude, o show da cantora Katy Perry e a apresentação da dupla Henrique & Juliano, eventos que atraem um fluxo constante de visitantes e impactam diretamente a economia local, com a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) projetada para saltar de R$ 8 milhões em 2022 para R$ 80 milhões em 2025, segundo a Secretaria de Turismo (Setur-DF).

Capital preparada

A transformação da cidade, antes conhecida por sua vocação cívica e arquitetônica, é atribuída a uma combinação de fatores estruturais e investimentos públicos. “A capital está muito preparada para receber turistas. É uma cidade segura, o aeroporto é próximo ao centro da cidade e conecta turistas do Norte e Nordeste de forma cômoda e acessível devido à quantidade de voos”, pontua o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.

O secretário destaca ainda a proximidade da rede hoteleira com os principais espaços, como a Arena BRB, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o Pavilhão do Parque da Cidade. “Esses fatores ajudaram a consolidar Brasília no segmento”, reforça Araújo, quebrando um antigo estigma. “Anteriormente, a máxima era de que em Brasília não tinha nada para fazer no final de semana. Hoje já somos consideradas a capital dos eventos por causa da infraestrutura da cidade e também pelas ações do GDF de fortalecimento dos setores gastronômico, hoteleiro e turístico”.

Experiência positiva

Claryce Oliveira, Luis Gustavo, Matheus Brito e Fernanda Araújo – Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A percepção positiva é compartilhada por quem visita a cidade para os eventos. A médica veterinária Fernanda Araújo, 25 anos, viajou de Roraima a Brasília apenas para o show de Katy Perry, na sexta-feira (19/Set). “Escolhi o show de Brasília pela questão geográfica, porque, como conecta o país, consegue trazer muita gente do Norte e Nordeste, então fica mais barato para nós. O segundo fator foi que tenho uma amiga que mora aqui e fez muitos comentários positivos sobre a acessibilidade e segurança da região”, conta.

Para a analista administrativa Letícia Moraes, 26, a infraestrutura local é um diferencial. “Peguei um hotel aqui do lado e levei uns dez minutos para chegar aqui, caminhando. Em São Paulo isso é impossível, fui para um festival que teve lá no último final de semana e sofri para pegar o metrô”, compara a jovem, nascida em Ceilândia. O assistente de relacionamento Matheus Brito, 28, que mora no Rio de Janeiro desde 2017, também retornou à cidade natal para o show. “Tenho visto nos últimos anos o boom que Brasília está tendo, com mais visibilidade nacional e com shows de outros artistas além da Katy Perry, como o do Bruno Mars”, afirma.

Impacto econômico

O movimento crescente é refletido nos números. Dados da Inframerica indicam que, de janeiro a junho, o Aeroporto Internacional de Brasília registrou o desembarque de aproximadamente 440 mil passageiros, um aumento de 38% em comparação ao mesmo período de 2024. No mesmo período, mais de 44 mil visitantes estrangeiros pousaram na capital, um resultado 8,3% superior ao ano anterior.

Esse fluxo impulsiona diretamente o setor de serviços. Para Jael Silva, presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar), a mudança é clara. “A gente tem visto, realmente, uma mudança no fluxo de turistas aqui na capital federal. Isso traz um novo público para o trade hoteleiro”, enfatiza. “A Secretaria de Turismo tem procurado trazer mais eventos para a cidade, o que colabora para esta melhora. Não só shows, mas eventos esportivos […] movimentam toda a rede hoteleira e todo o sistema de bares de Brasília, melhorando muito a situação econômica”.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...