Por Kleber Karpov
O técnico de imobilizações ortopédicas Ermelino Ferreira Matinada, conhecido por todos como Mestre Bimba, celebra quase cinco décadas de dedicação ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Contratado em 1981 após concurso público, ele chegou à unidade ainda como estagiário em 1976, aos 18 anos, e se tornou uma figura histórica e querida na instituição, hoje administrada pelo IgesDF.
Paixão que transforma
A trajetória de Bimba se confunde com a do próprio hospital. Mesmo com tempo de serviço para se aposentar, ele permanece na ativa, motivado por um projeto especial: o tratamento de pés tortos congênitos, que integra desde 2005. Atuando ao lado do médico ortopedista Davi Haje, coordenador da iniciativa, Bimba se tornou peça-chave na equipe. “Ele tem habilidade e conhecimento únicos, além de carinho com cada paciente”, afirma o médico.
A parceria com Haje tem um significado especial para Bimba. “Quando ele era criança, trabalhei com o pai dele aqui no Hospital de Base. Hoje realizo, junto com o filho, o sonho de muitas pessoas. Ver um paciente calçar um tênis e pisar no chão pela primeira vez é indescritível”, recorda o técnico.
Legado para gerações
Assim como aprendeu com os mais experientes em sua chegada, Mestre Bimba faz questão de transmitir seu conhecimento. O técnico Robson Matias, que começou como estagiário sob sua supervisão, é um de seus pupilos. “Fiquei observando o Mestre até que um dia ele me chamou para aprender. Sempre digo com orgulho que aprendi com o melhor de Brasília”, conta Robson, ressaltando que Bimba o ensinou que “o cuidado e o diálogo com os pacientes são fundamentais”.
Fora do hospital, Ermelino é mestre de capoeira — origem de seu apelido — e músico, sendo vocalista da banda US Blacks, pioneira da black music em Brasília.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










